metropoles.com

Com nova fase iniciada, só 30% tomaram a 1ª dose da bivalente no DF

Nova fase de vacinação contra a Covid-19 terá início nesta sexta-feira (8/12). Porém, alcance da 1ª dose da bivalente ainda é baixa no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
vacinacao-contra-covid-no-parque-da-cidade-de-brasilia
1 de 1 vacinacao-contra-covid-no-parque-da-cidade-de-brasilia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Nesta sexta-feira (8/12), terá início a nova fase de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. Pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos podem tomar a segunda dose da vacina bivalente. Para isso, é preciso que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses. Porém, no DF, a cobertura da primeira dose do imunizante bivalente ainda é baixa: cerca de 24,4% receberam essa dose.

A aplicação da vacina bivalente começou em março deste ano no DF. Em junho, a cobertura tinha atingido apenas 17% da população. Agora, em dezembro, o número é de pouco mais de 24% — equivalente a 590.897 imunizantes aplicados.

Atualmente, podem tomar a primeira dose da bivalente qualquer pessoa com mais de 18 anos. Segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-DF), até 5 de dezembro, a faixa etária com mais vacinados era a de acima de 80 anos — que chegou a vacinar 55,4% do grupo.

Imunização completa

Para estar em dia com a vacinação contra a Covid-19, o cidadão acima de 18 anos precisa ter a primeira e a segunda dose, que fazem parte do esquema primário, e o reforço bivalente, que pode ser tomado quatro meses após a cobertura inicial independentemente  da marca do imunizante.

Quem tomou as duas doses de reforço após o esquema primário também deve tomar o reforço bivalente. Quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose terá que iniciar o esquema vacinal com a dose monovalente antes de tomar a bivalente.

No caso das crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, são aplicadas três doses de Pfizer Baby, com intervalo de quatro semanas entre as duas primeiras e oito entre a segunda e a terceira. As crianças de 3 e 4 anos que tomaram duas doses de Coronavac devem receber uma dose de reforço quatro meses após a segunda dose. Crianças de 5 anos a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. O esquema básico é de duas doses, com intervalo de 21 dias. Já o reforço (terceira dose) deve ser aplicado quatro meses após a segunda dose.

Casos

Segundo o boletim epidemiológico mais recente da SES-DF, a capital federal registrou, entre 28 de novembro e 5 de dezembro, 258 novos casos da doença.

Nesse mesmo período, cinco novas mortes foram notificadas. Porém, segundo a pasta, esses óbitos ocorreram em meses anteriores. Todos os pacientes tinham comorbidades e morreram em hospitais.

Desde o início da incidência da Covid no DF, foram registrados 926.252 casos, sendo que 913.897 pessoas se recuperaram e 11.939 faleceram em decorrência da doença.

Novas variantes

O Ministério da Saúde determinou o reforço da vacina bivalente após identificar novas variantes da doença no país. De acordo com o ministério, a subvariante JN.1, inicialmente detectada no Ceará, vem ganhando proporção global e já corresponde a 3,2% dos registros em todo o mundo. Já a sublinhagem JG.3, também identificada no Ceará, está sendo monitorada em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiás.

“O Ministério da Saúde segue alinhado com todas as evidências científicas, com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais atualizadas para o enfrentamento da Covid-19, incluindo o planejamento para vacinação em 2024, que já está em andamento”, escreveu a ministra Nísia Andrade nas redes sociais nesta quinta-feira (7/12).

“A pasta garante que o SUS [Sistema Único de Saúde] sempre terá disponível as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?