Com nova exposição, Planetário de Brasília reabre neste sábado
A entrada dos visitantes só será permitida após medição de temperatura, ao uso de máscaras e a um número máximo de pessoas
atualizado
Compartilhar notícia
De portas fechadas desde o dia 1° de março deste ano, época em que governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu decretar lockdown no Distrito Federal devido à pandemia de Covid-19, o Planetário de Brasília reabre neste sábado (8/5), com uma nova estrutura de visitas guiadas e com o tema: “Uma viagem no espaço-tempo: embarque nessa jornada”.
O visitante é convidado a realizar uma viagem pelo universo tomando como ponto de partida a ideia do espaço-tempo. A viagem terá várias estações: a lua, os planetas, as nebulosas e as galáxias distantes.
A diretora do local, Mirella Camelo Vieira, se mostrou bastante entusiasmada com o retorno. “A expectativa é sempre positiva, embora acredito que a princípio teremos um público tímido, mas o crescimento das visitas será progressivo, estamos com uma nova exposição bem interessante e o nosso público gosta de novidades”, disse ao Metrópoles.
Mesmo autorizado a funcionar, o Planetário segue em horário reduzido: de 9h às 17 horas, de terça-feira a domingo. Além de abrir nos feriados.
Roteiro
O embarque começa com a observação da Lua, a partir da utilização de modelos, fotos e dinâmicas, continuando a viagem pelo sistema solar com informações e curiosidades sobre a origem e características físicas dos planetas.
Será destacado o significado das dimensões do sistema solar para compreensão do tamanho dos demais objetos do universo e como essas dimensões impactam os processos tecnológicos utilizados nas sondas de exploração que foram enviadas até os planetas.
Em seguida, será mostrado como a utilização de lunetas e telescópios foi fundamental para a compreensão do universo, revelando uma visão em profundidade das nebulosas e galáxias distantes.
Normas sanitárias
A entrada dos visitantes só será permitida após medição de temperatura, ao uso de máscaras e a um número máximo de pessoas, respeitando o distanciamento de uma pessoa por 9 m². Além de não haver sessão na cúpula.
“Gostaria de informar que todas as medidas de precauções sanitárias estão sendo tomadas, aferição de temperatura, uso de máscara obrigatório, controle do limite de pessoas dentro do espaço interno do planetário, disponibilização de álcool gel, então creio que tudo isso possa trazer segurança aos nossos visitantes para que eles tenham uma boa experiência nesse espaço público”, informa Mirella.