Com mudanças, veja quem pode tomar vacina da Covid nesta sexta
Desta vez, gestantes e puérperas não precisam agendar. Basta se dirigir a um dos pontos de imunização
atualizado
Compartilhar notícia
A vacinação contra Covid-19 continua no DF nesta sexta-feira (14/5). Na noite de quinta-feira (13/5), chegaram à capital mais 49,9 mil doses. Terão direito à proteção, idosos com idade entre 65 e 69 anos, indivíduos com comorbidades entre 50 e 54 anos, gestantes, puérperas, além de pessoas com deficiência.
Desta vez, gestantes e puérperas não precisam agendar a vacinação. Basta que elas se dirijam a uma das unidades (veja abaixo) com o documento que comprova a comorbidade.
As grávidas e puérperas que estavam agendadas para terça (11/5) e quarta-feira (12/5), quando a imunização foi suspensa, também podem buscar as mesmas unidades. A Secretaria de Saúde (SES) reforça que não será possível escolher a marca do imunizante.
O Ministério da Saúde estabeleceu que as 23,5 mil doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), irão para a segunda dose dos idosos com idade entre 65 e 69 anos, e as 26,4 mil da Coronavac, do Instituto Butantan, para as pessoas com comorbidades (incluindo as gestantes) e com deficiência.
Veja onde acontece a vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades:
Em relação a pessoas com deficiência, a Secretaria de Saúde (SES) reforça que, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, podem receber a vacina apenas aquelas inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que têm entre 18 e 59 anos.
Em nota técnica, o Ministério da Saúde explicou que a situação de vulnerabilidade social e econômica torna essa parcela da população ainda mais vulnerável aos impactos da Covid-19 e reforçou que as demais pessoas com deficiência permanente serão contempladas futuramente.
As pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC não precisam apresentar relatório médico. Entretanto, caso seja solicitado, o beneficiário pode apresentar o cartão do programa, o extrato bancário e o comprovante do MEU INSS ou de consulta pública, que comprovem a vinculação ao BPC.
Esse público precisa se cadastrar no site da SES e, posteriormente, agendar na mesma página. As pessoas em situação de vulnerabilidade social que não tiverem acesso à internet podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), é preciso comprovar que recebe o benefício.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), 17.182 pessoas com deficiência têm acesso o BPC no Distrito Federal. Esse grupo está recebendo mensagens de texto ou ligações telefônicas para avisar sobre a imunização contra o coronavírus.
Já as pessoas com idade entre 50 e 54 anos com comorbidades puderam agendar a vacinação contra Covid-19. Aqueles que marcaram serão imunizados em um dos 55 pontos espalhados em todo o DF. As pessoas sem registro recente de atendimento no SUS-DF precisam levar ao posto de vacinação um relatório médico comprovando a comorbidade.