metropoles.com

Com mudanças, veja quem pode tomar vacina da Covid nesta sexta

Desta vez, gestantes e puérperas não precisam agendar. Basta se dirigir a um dos pontos de imunização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
Imagem colorida: gestante é vacinada dentro de carro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: gestante é vacinada dentro de carro - Metrópoles - Foto: Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

A vacinação contra Covid-19 continua no DF nesta sexta-feira (14/5). Na noite de quinta-feira (13/5), chegaram à capital mais 49,9 mil doses. Terão direito à proteção, idosos com idade entre 65 e 69 anos, indivíduos com comorbidades entre 50 e 54 anos, gestantes, puérperas, além de pessoas com deficiência.

Desta vez, gestantes e puérperas não precisam agendar a vacinação. Basta que elas se dirijam a uma das unidades (veja abaixo) com o documento que comprova a comorbidade.

As grávidas e puérperas que estavam agendadas para terça (11/5) e quarta-feira (12/5), quando a imunização foi suspensa, também podem buscar as mesmas unidades. A Secretaria de Saúde (SES) reforça que não será possível escolher a marca do imunizante.

O Ministério da Saúde estabeleceu que as 23,5 mil doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), irão para a segunda dose dos idosos com idade entre 65 e 69 anos, e as 26,4 mil da Coronavac, do Instituto Butantan, para as pessoas com comorbidades (incluindo as gestantes) e com deficiência.

Veja onde acontece a vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades:

Em relação a pessoas com deficiência, a Secretaria de Saúde (SES) reforça que, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, podem receber a vacina apenas aquelas inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que têm entre 18 e 59 anos.

Em nota técnica, o Ministério da Saúde explicou que a situação de vulnerabilidade social e econômica torna essa parcela da população ainda mais vulnerável aos impactos da Covid-19 e reforçou que as demais pessoas com deficiência permanente serão contempladas futuramente.

As pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC não precisam apresentar relatório médico. Entretanto, caso seja solicitado, o beneficiário pode apresentar o cartão do programa, o extrato bancário e o comprovante do MEU INSS ou de consulta pública, que comprovem a vinculação ao BPC.

Esse público precisa se cadastrar no site da SES e, posteriormente, agendar na mesma página. As pessoas em situação de vulnerabilidade social que não tiverem acesso à internet podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), é preciso comprovar que recebe o benefício.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), 17.182 pessoas com deficiência têm acesso o BPC no Distrito Federal. Esse grupo está recebendo mensagens de texto ou ligações telefônicas para avisar sobre a imunização contra o coronavírus.

Já as pessoas com idade entre 50 e 54 anos com comorbidades puderam agendar a vacinação contra Covid-19. Aqueles que marcaram serão imunizados em um dos 55 pontos espalhados em todo o DF. As pessoas sem registro recente de atendimento no SUS-DF precisam levar ao posto de vacinação um relatório médico comprovando a comorbidade.

3 imagens
Vacinação continua no DF
1 de 3

Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
2 de 3

Vacinação continua no DF

Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
3 de 3

Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?