metropoles.com

Com mercado aquecido, imóveis têm valorização de 16,79% no DF em 2021

Ademi apresentou dados indicando o avanço das vendas ao longo de 2021 e a perspectiva de mais vendas para 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Noroeste
1 de 1 Noroeste - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com mercado aquecido, os imóveis no Distrito Federal tiveram valorização média de 16,79% em 2021. A informação foi revelada pelo presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira Almeida, nesta quinta-feira (10/2).

O índice partiu de dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança os imóveis (Abecip). Na avaliação de Aroeira, diante da pandemia de Covid-19, os imóveis se consolidaram como investimentos seguros e rentáveis. Os imóveis conseguiram superar a inflação. O IPCA foi de 10,06%.

Os dados foram revelados durante a apresentação do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) no DF em 2021. O indicador revela o desempenho de mercado. Quando está acima de 5% sinaliza um cenário aquecido. No ano passado, a capital brasileira alcançou o percentual de 8,5%. Ligeiramente abaixo de 2019, quando marcou 8,7%.

Ao longo de 2021, foram vendidas 4.410 unidades no DF. As regiões com o maior número de negociações foram Noroeste, Águas Claras, Samambaia. Na análise da tipologia dos imóveis, as unidades de 1 quarto tiveram o maior IVV, chegando 10,9%. Unidades de 3, 2 e 4 quartos tiveram IVV de 8,8%, 8,6% e 6,5%, respectivamente.

Leia a pesquisa na íntegra:

Balanço – IVV by Metropoles on Scribd

De acordo com levantamento, as unidades vendidas em 2021 somaram R$ 3,3 bilhões, superando os R$ 3 bilhões registrados em 2020.  A perspectiva do setor para 2022 também é positiva. Em 2021, o setor lançou 43 novos empreendimentos.

Pelos cálculos do presidente da Ademi, o movimento propiciou a geração de 34,5 mil empregos diretos e indiretos. “O lançamento hoje é o emprego do futuro”, pontou Aroeira.

Para o vice-presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Junior, é importante destacar que estes postos de trabalho são formais e junto com os imóveis geram arrecadação de impostos. “Além de combater os imóveis irregulares e as invasões”, completou.

O IVV é a proporção entre o número de unidades vendidas e o número de unidades ofertadas. O índice aponta quantidade de vendas dentro do período, em relação a oferta disponível. Por exemplo, se um IVV for de 10% significa que em 10 meses o estoque será zerado, mantidas as condições.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?