metropoles.com

Com manifestações, Esplanada volta a ficar fechada neste domingo (12)

Dois grupos, um contra e outro a favor do governo federal, realizam atos no centro de Brasília. Veja como ficará o trânsito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada dos Ministérios
1 de 1 Esplanada dos Ministérios - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Dois grupos, um contrário e outro a favor do governo federal, fizeram cadastro junto à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) para realização de manifestações neste domingo (12/9). Eles vão se reunir entre o Museu da República e a Avenida José Sarney, paralela à Avenida das Bandeiras, porém em horários distintos.

A concentração do movimento a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está prevista para às 9h, com dispersão às 14h. A manifestação contra o governo federal começará às 15h e tem término previsto para 19h. Os atos serão acompanhadas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Por questões de segurança, conforme já vinha sendo adotado em outros protestos do tipo, o acesso à Praça dos Três Poderes estará restrito. As vias N1 e S1, na Esplanada dos Ministérios – entre a Catedral e a Avenida José Sarney – serão interditadas para o trânsito de veículos a partir de 6h, até o último grupo de manifestantes se dispersar.

A área central de Brasília permanece sob monitoramento da Secretaria de Segurança Pública e forças de segurança locais, por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e equipes em campo. Segundo a SSP, o policiamento na região será reforçado.

3 imagens
Local volta a ser interditado neste domingo (12/9)
Haverá manifestação na Esplanada no domingo
1 de 3

Esplanada ficou fechada para veículos durante o feriado de 7 de Setembro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Local volta a ser interditado neste domingo (12/9)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Haverá manifestação na Esplanada no domingo

Igo Estrela/Metrópoles
Manifestações

A área central de Brasília volta a ser palco de manifestações neste domingo após os seis dias de ocupação da Esplanada dos Ministérios pelos grupos a favor do governo, na semana do feriado de 7 de Setembro.

A entrada de automóveis fora proibida no domingo passado (5/9), para garantir a segurança durante os atos. Porém, na segunda-feira (6/9), manifestantes pró-Bolsonaro furaram o bloqueio e entraram com caminhões e ônibus no local. Eles permaneceram na Esplanada até essa sexta (10/9).

Do outro lado, o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua miram em um ato unificado neste domingo (12/9), em defesa do impeachment do presidente. Apesar disso, eles querem manter a pauta “Nem Lula nem Bolsonaro” em suas agendas.

Após relutância de segmentos da esquerda em aderir às manifestações, os movimentos retiraram o slogan das convocações oficiais, em uma tentativa de poupar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e angariar mais apoio, mas seguem defendendo uma alternativa a Lula e Bolsonaro, por considerá-los “opostos complementares”.

Segundo a porta-voz do Vem Pra Rua, Luciana Alberto, a pauta anti-Lula e anti-Bolsonaro deve retornar em manifestações futuras. “Para domingo, foi determinado um grito de Fora Bolsonaro em uníssono. O Vem Pra Rua mantém ainda sua pauta original de ‘Nem Lula nem Bolsonaro’, porém neste domingo do dia 12 o nosso grito será ‘Fora, Bolsonaro’, apesar de mantermos nossa pauta ainda em atividade”, diz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?