metropoles.com

Com fim da intervenção, Celina acredita na volta de Ibaneis: “Tem condições”

Governadora em exercício comentou que, com fim da intervenção federal na segurança, Ibaneis poderá “argumentar uma situação de retorno”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
52661169260_9cfe2444c3_o
1 de 1 52661169260_9cfe2444c3_o - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), comentou o fim da intervenção federal na segurança pública da capital da República, a partir desta quarta-feira (1º/2). “É um dia de muita responsabilidade para o Governo do Distrito Federal”, declarou Celina.

Em agenda no Parque Nacional de Brasília, na manhã desta terça-feira (31/1), a atual chefe do Palácio do Buriti avaliou que, com o término da intervenção na segurança pública do DF, haverá elementos para que o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) volte ao cargo.

“A intervenção federal na segurança era um grande elemento que criava essa dificuldade. Com ela finalizada, acho que ele [Ibaneis Rocha] tem condições de argumentar uma situação de retorno”, opinou Celina Leão.

A representante do Executivo local acrescentou que não há qualquer indicativo de alerta no sistema de inteligência do DF para esta quarta-feira (1º/2), dia em que deputados federais e senadores tomarão posse no Congresso Nacional e que o Supremo Tribunal Federal (STF) retomará os trabalhos na Corte.

Na oportunidade, Celina Leão fez um apelo à população: “Amanhã [quarta-feira], teremos toda a área dos Três Poderes fechada somente para carros credenciados. Pedimos que as pessoas fiquem em alerta, para se locomoverem por outros locais”.

Passarela da Água Mineral

A governadora em exercício do Distrito Federal assinou, pela manhã, uma ordem de serviço para início da construção da passarela da Água Mineral.

A passarela ficará no Km 9,2 da Estrada Parque de Indústria e Abastecimento (Epia). A empresa escolhida por licitação será responsável pela construção da estrutura entre o Parque Nacional de Brasília e a Aldeia Kariri-Xocó, além da urbanização no entorno da área.

A futura passagem para pedestres faz parte de uma compensação ambiental e integra um projeto de implantação de passarelas ao longo de rodovias distritais. O valor estimado da obra é , aproximadamente, R$ 3,7 milhões, com execução em cinco meses.

Intervenção federal na segurança pública

Esta terça-feira (31/1) é o último dia do período de intervenção federal na segurança pública da capital do país, sob comando de Ricardo Cappelli.

Após 23 dias na função, o interventor voltará para a vaga de secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ao mesmo tempo, a responsabilidade sobre o setor retornará para o Executivo local.

Nomeado em decreto assinado por Ricardo Cappelli há cinco dias, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, assumirá a pasta a partir desta quarta-feira (1º/2). O ex-chefe da pasta, Anderson Torres, continua preso desde os atos terroristas cometidos em Brasília, em 8 de janeiro.

Relatório

Na semana passada, o interventor Ricardo Cappelli entregou um relatório no qual apontou os principais “erros” que levaram aos atos extremistas, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

O documento destaca que todos os eventos — inclusive os ataques em frente à sede da Polícia Federal (PF), em 12 dezembro de 2022 — tiveram relação com o acampamento instalado por dois meses em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília.

No texto entregue ao atual ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o interventor afirmou que o então comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Fábio Augusto Vieira, perdeu o controle das tropas e não acionou os batalhões da segurança da capital do país para conter o avanço dos golpistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?