metropoles.com

Com exclusão de grávidas, veja quem pode se vacinar no DF nesta quarta

População acima de 60 anos e integrantes do grupo de risco que agendaram a aplicação da primeira dose seguem cronograma normal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A vacinação contra a Covid-19 de gestantes e  puérperas com comorbidades segue suspensa nesta quarta-feira (12/5). A população acima de 60 anos e integrantes do grupo de risco que agendaram o recebimento da primeira dose, no entanto, contam com programação normal.

Segundo a Secretaria de Saúde, o cancelamento momentâneo da aplicação do imunizante da AstraZeneca nas grávidas implicará o remanejamento de doses das vacinas Pfizer/BioNTech e Coronavac, que serão direcionadas a esse público.

De acordo com a pasta, as mulheres agendadas para terça e quarta-feira (11 e 12/5) não terão prejuízos. A ideia é divulgar, posteriormente, a data e os pontos de vacinação em que esse público receberá a primeira dose.

Enquanto isso, o DF ainda imuniza pessoas com mais de 60 anos. O último dado disponibilizado pela Secretaria de Saúde informa que apenas 53,2% das pessoas entre 60 e 64 anos procuraram os postos de vacinação.

A imunização para essa faixa etária está disponível em 54 pontos, sendo 14 na modalidade drive-thru.

Já entre aqueles com comorbidades, apenas alguns podem se vacinar no DF. São elas: pessoas com síndrome de Down, pacientes que fazem hemodiálise e pacientes imunossuprimidos, pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, e deficientes cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para esse público, é importante notar a diferença entre cadastro e agendamento. A Saúde orienta que todos com comorbidades façam o cadastro no sistema.

Depois do cadastro, é preciso aguardar que todas as pessoas com comorbidades mais velhas sejam vacinadas, o que vai depender da entrega de vacinas por parte do Ministério da Saúde.

AstraZeneca suspensa para grávidas a pedido da Anvisa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal suspendeu a aplicação da vacina contra a Covid-19 em gestantes, com base na recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) feita na noite de segunda-feira (10/5).

Em nota, a pasta informou, na manhã dessa terça-feira (11/5), que “decidiu suspender a vacinação e o agendamento de grávidas com a vacina da AstraZeneca, conforme determinação da Anvisa, e aguardar as recomendações técnicas do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde”.

Ainda conforme orientação da Secretaria de Saúde, as gestantes que estavam marcadas para terça (11/5) não seriam vacinadas e teriam de aguardar nova determinação. “Dessa forma, as grávidas também não podem mais se vacinar com a Coronavac ou a vacina da Pfizer, que são os outros imunizantes contra a  Covid-19 disponíveis no DF”, informou a pasta.

O Metrópoles questionou a pasta sobre a situação de gestantes que já receberam a primeira dose. Em resposta, a Saúde disse que “aguarda orientação do Ministério da Saúde”.

3 imagens
Anvisa recomendou a suspensão da vacina AstraZeneca para gestantes
Vacina da Oxford/AstraZeneca tem efeito colateral que eleva o risco de trombose
1 de 3

Secretaria de Saúde do DF suspendeu por dois dias a vacinação contra a Covid-19 em grávidas

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
2 de 3

Anvisa recomendou a suspensão da vacina AstraZeneca para gestantes

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Vacina da Oxford/AstraZeneca tem efeito colateral que eleva o risco de trombose

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A orientação está em nota técnica publicada pela agência, emitida após monitoramento de eventos adversos. No texto, o órgão regulador ainda afirmou que a orientação é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?