Com espera de até 1h, idosos de 74 anos começam a ser vacinados no DF
Em alguns postos, como a UBS 1, em Taguatinga, há fila de espera para receber a primeira dose da imunização contra a Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Idosos com 74 anos começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal nesta quinta-feira (11/3). A campanha de imunização foi ampliada após a capital ter recebido, na noite da última terça-feira (9/3), 27,8 mil doses da Coronavac. Atualmente, a vacinação estava restrita a pessoas com 75 anos ou mais.
Os postos seguem funcionando no mesmo horário: das 8h às 17h nas unidades básicas de saúde (UBSs), e das 9h às 17h nos drive-thrus. Em algumas unidades, há filas e espera de até 1h.
No Centro de Saúde nº 3, na QNM 15, em Ceilândia Sul, o Metrópoles registrou fila de cerca de 50 idosos nesta manhã. Não é exigido o agendamento on-line. O tempo estimado para conseguir a imunização é de cerca de uma hora, segundo quem aguardava a vez.
Albertina Ponciano dos Santos, 74 anos, chegou ao local por volta das 7h30 e tomou a vacina às 8h40. “Estava com medo dessa doença e na esperança de tomar a dose o quanto antes. Acompanho todos os noticiários e fiquei feliz quando anunciaram a ampliação para a minha faixa etária. Não dói. Valeu a pena esperar. Sinto-me mais segura, agora”, contou.
O morador de Ceilândia José Evangelista de Andrade, 74, também conseguiu a imunização nesta manhã. “Esperei cerca de uma hora, mas está tudo organizado. Apesar do pouquinho de demora, acredito que o mais importante é sair daqui com 50% garantido. Em abril, tomo a segunda dose e, aí, sim, ficarei realizado completamente. O que não podemos nesse momento crítico é facilitar. Tenho medo de morrer”, afirmou o idoso.
Veja imagens da vacinação em Ceilândia:
Drive-thru
Na UBS 5, na QNM 16, em Ceilândia Norte, a imunização contra o novo coronavírus ocorre exclusivamente por drive-thru. Anteriormente, a Secretaria de Saúde havia alertado que os idosos deveriam realizar o agendamento para comparecer ao local, no entanto, todos os que chegam recebem a imunização.
Por volta das 9h30, havia cerca de 30 veículos na fila, mas era possível receber a dose em até 15 minutos de espera.
Embora a faixa etária de Antônio Gonçalves, 79, já esteja autorizada a receber a vacinação há mais de um mês, ele só conseguiu se programar para ir à UBS nesta quinta. “Eu resolvi esperar um pouco. Tomei hoje, e estou feliz. Esperei pouco na fila. Estão atendendo com agilidade”, afirmou.
A aposentada Maria do Carmo, 74, completou a idade na última semana. “Estava muito ansiosa pelo meu aniversário, pois imaginava que liberariam a nossa vacinação. Eu não saio de casa para nada há um ano, desde o início da pandemia. Recebo essa primeira dose com sensação de alívio e esperança”, destacou.
Veja fotos da imunização na UBS 5:
Taguatinga
Na UBS 1, na QNG AE 18/19, em Taguatinga, os idosos enfrentam fila para conseguir a imunização. Às 10h15, servidores do posto estimaram que haviam vacinado mais de 100 idosos na unidade. Cerca de 60 pessoas ainda aguardavam na fila.
No local, há cadeiras para os idosos se sentarem enquanto esperam a vez. A fila está organizada. “A demora maior é por causa da ficha que precisamos preencher antes de receber a vacina. Também porque, quando liberam nova idade, todos querem vir no primeiro dia. Cheguei às 9h, e tomei a minha dose às 10h10. Graças a Deus, chegou a minha vez. Achei que teria de esperar mais tempo”, disse Eliseu Santana, 74.
Veja fotos da vacinação em Taguatinga:
Distribuição
A estimativa da Secretaria de Saúde é que haja 10.273 pessoas nessa faixa etária no DF. De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a distribuição deste público de 74 anos por região de saúde é a seguinte:
– 2.389 na Região de Saúde Sudoeste;
– 2.278 na Região de Saúde Central;
– 1.760 na Região de Saúde Oeste;
– 1.280 na Região de Saúde Centro-Sul;
– 1.083 na Região de Saúde Norte;
– 896 na Região de Saúde Sul; e
– 587 na Região de Saúde Leste.