metropoles.com

Com drone, Agefis faz primeira apreensão de descarte irregular de lixo

Um caminhão foi flagrado despejando entulho no Noroeste, na tarde deste sábado (20/1). Veículo foi levado para pátio da agência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIVULGAÇÃO/AGEFIS
1 de 1 - Foto: DIVULGAÇÃO/AGEFIS

No dia em que o lixão da Estrutural foi fechado, o drone da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) fez seu primeiro flagrante: um caso de descarte irregular de lixo. Graças às imagens, na tarde deste sábado (20/1), um caminhão que despejava entulho na SQNW 103, no Noroeste, foi apreendido por fiscais e levado para a Diretoria de Operações da agência, em Ceilândia.

Segundo a diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, uma vez que se apreende o veículo, ele é enquadrado em crime ambiental. Além disso, declara-se o perdimento [perda de bens em favor da fazenda pública] do bem. “Ou seja, a empresa, o dono, não pode pegar de volta”, explicou Bruna.

Com o fechamento do aterro controlado do Jóquei, a Agefis usará o drone em áreas isoladas, como os pontos sujos — lugares baldios onde há descarte ilegal de dejetos.

Tecnologia
Licenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o drone da Agefis foi testado na quinta-feira (18) e também ajudará a fiscalizar o crescimento de parcelamentos irregulares do solo. O modelo, Phantom 4 Pro, pode chegar à velocidade máxima de 72km/hora e alcançar até 6 mil metros de altura, de acordo com o fabricante. O equipamento custou R$ 12 mil aos cofres públicos.

Ações de fiscalização 
Em 2017, a Agência de Fiscalização emitiu 143 multas por descarte irregular de lixo, que somam cerca de R$ 450 mil. Os valores, no entanto, não foram pagos — a multa é aplicada ao condutor, e não à empresa responsável pelo veículo.

Com a fiscalização, o DF reduziu os pontos sujos de 833 para 400. Além disso, desde 2015, 31,5 milhões de metros quadrados de áreas públicas ocupadas ilegalmente foram devolvidos à população.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?