Com chegada de massa polar, DF pode bater recorde de menor temperatura
Na manhã desta terça-feira (29/6), os termômetros registraram 7°C na capital do país
atualizado
Compartilhar notícia
Com o início do período de estiagem, caracterizado pela baixa umidade e pelas altas temperaturas, o brasiliense tem o frio como aliado, durante manhãs e noites, para combater a sensação de calor, esperada nesta época do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que os termômetros na capital do país registrem, nesta semana, temperaturas ainda mais baixas, que podem chegar aos menores índices do ano.
De acordo com o meteorologista Cleber Souza, isso se deve ao fato da massa polar que vem do Sul. “Nós estamos com uma massa que vai avançar ao longo do Centro-Oeste. As temperaturas vão começar a cair a partir da próxima quinta-feira e podemos ter um novo recorde de frio”, revela o especialista.
No último domingo, o DF registrou o dia mais frio do ano, quando os termômetros do Gama e em Planaltina chegaram a 6°C. Na segunda-feira, a menor temperatura notificada foi de 9°C; já nesta terça-feira (29/6), os termômetros assinalaram 7°C no Distrito Federal, na estação de Águas Emendadas, em Planaltina.
Com poucas nuvens no céu ao longo da tarde, a máxima pode chegar aos 26°C, com umidade na casa dos 30%. Já ao longo da semana, a previsão é que a umidade relativa do ar varie entre 85% e 25%.
Ainda segundo o meteorologista, as baixas temperaturas desta época do ano são impulsionadas pelo clima seco. “A massa de ar seco não deixa formar nuvens no céu. Sem elas, há perda de radiação. O calor do dia vai embora rapidamente, quando anoitece”, explica.