Com candidatura recorde, conselhos de Cultura do DF recebem 444 inscritos
Vinte e cinco das 33 regiões administrativas atingiram quórum mínimo para formar conselhos. Eleições ocorrem nos dias 21/9 e 2/10
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) recebeu 444 inscritos para participarem das eleições de conselhos regionais de Cultura (CRCs) do DF. As candidaturas para o triênio 2021-2024 estavam disponíveis até o dia 23/8, e a quantidade representa um recorde para a instituição, e obteve o quórum mínimo para 27 das 33 regiões administrativas.
Em comparação às ultimas eleições, o número de candidatos quase dobrou. “Em 2016/2017, foram 233 inscritos”, levanta o presidente do CCDF, Wellington Abreu, comemorando a participação popular. “Temos, hoje, 87% do DF envolvidos nessa eleição on-line”, celebra.
Além da quantidade de inscritos, a quantidade de cidades que terão conselhos também faz a alegria de Abreu. “Tivemos uma explosão de inscrições e conseguimos contemplar RAs que não tinham alcançado os números de candidatos e candidatas necessários para a composição dos conselhos regionais”, afirma. Dentre as nove vagas, o certame deve obedecer, ainda, ao quesito de paridade de gênero, que prevê cinco vagas para mulheres. “Conseguimos obter um número alto de mulheres inscritas, o que nos deixou felizes e com a sensação do dever cumprido”, avalia o mandatário do CCDF.
Nove inscrições era a quantidade mínima para que cada RA formasse um conselho. Não atingiram essa quantidade as RAs do Itapoã, com oito inscritos, Núcleo Bandeirante, Park Way, Vicente Pires com seis cada, Sudoeste teve apenas três, e Lago Norte, Lago Sul e Fercal, dois. O CCDF vai debater possíveis soluções para essas oito RAs.
Por fim, a homologação dos habilitados foi feita na sexta-feira (6/9), e o período de interposição de recursos fica aberto até a próxima sexta-feira (11/9). Então, a mobilização será feita diretamente pelo candidato ou candidata, em campanha que pode eleger titulares e suplentes dos CRCs. Já as eleições estão marcadas para os dias 21/9 e 2/10, com a previsão de posse dos novos conselheiros regionais entre 16/11 e 8 de janeiro de 2021.
O conselho
Previsto na Lei Orgânica da Cultura (LOC), o Conselho Cultural do DF é um órgão deliberativo com a missão de fortalecer e aprofundar o Sistema de Arte e Cultura local (SAC-DF). Têm por objetivo trazer a voz da sociedade civil para a construção coletiva das políticas públicas destinadas à cultura. As eleições são conduzidas pelo CCDF, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e da comunidade artística.