metropoles.com

Com avanço da vacinação, setor hoteleiro no DF prevê aumento de 65% no 2º semestre

Projeção é do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Sindhobar espera 50% de ocupação em previsão otimista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@viroths_hotel/Reprodução/Instagram
Hotel Viroth
1 de 1 Hotel Viroth - Foto: @viroths_hotel/Reprodução/Instagram

Uma das áreas mais atingidas pelas medidas de afastamento social devido à pandemia do novo coronavírus, o setor hoteleiro espera retomada de parte da ocupação no segundo semestre de 2021. Com a vacinação crescendo e um possível arrefecimento no número de mortos e contaminados, a expectativa é que o turismo de lazer, para eventos autorizados, como o jogo do Flamengo pela Libertadores e programas promovidos pelos próprios brasilienses aos fins de semana, cresça na capital.

Por outro lado, o setor prevê uma retomada mais lenta do turismo executivo. Especialistas avaliam que a consolidação das reuniões por meios virtuais deverá reduzir o número de deslocamentos e, consequentemente, impactar na busca por hospedagens.

Mesmo assim, Brasília é um caso à parte. De acordo com dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o segmento já esboça reação e se prepara para um segundo semestre em alta, com até 65% de ocupação.

“Começamos o ano com 30% de ocupação, esperamos finalizar o semestre com 50%. Temos um fluxo de ocupação em crescimento. Brasília tem alguns fatores que vão influenciar nesse aumento da ocupação: o aquecimento do cenário político para as eleições de 2022; a volta de eventos, como o jogo do Flamengo pela Libertadores, e um fluxo dos próprios moradores da cidade que têm ido aos hotéis em fins de semana para fugir da rotina da pandemia”, afirmou o vice-presidente do FOHB, Otto Sarkis, sócio da Hplus Hotelaria.

Jogo do Flamengo

Segundo ele, os hotéis próximos ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha , onde ocorrerá a partida do Flamengo e o Defensa Y Justicia, pelas oitavas de final das Libertadores, marcado para a próxima quarta-feira (21/7), estão com boa taxa de ocupação, praticamente lotados. O jogo ocorrerá com 25% da lotação do estádio seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.

“O fluxo só voltará ao normal mesmo quando liberarem os eventos em sua totalidade. No entanto, até o fluxo do próprio brasiliense nos fins de semana, em hotéis com protocolos rígidos de higienização, tem contribuído para manter a média de ocupação mais alta”, completou Sarkis.

O FOHB reúne diversos hotéis das 370 unidades hoje existentes em Brasília. Entre eles, o Atlântica Hotels, Accor e Meliá.

Prejuízo e retomada

Boa parte dos hotéis em Brasília permaneceram fechados durante a pandemia, reabrindo a partir de outubro de 2020, quando a demanda começou a ter leve aquecimento. De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF), Jael Antônio da Silva, a situação ainda é complexa e diversas redes nem sequer conseguiram voltar ao funcionamento.

A entidade aposta em um crescimento da taxa de ocupação pra 57% no segundo semestre. “Em um cenário muito otimista, chegamos a esse percentual. O mesmo percentual de anos anteriores à pandemia só vamos retomar dentro de um ano. Precisamos ter demanda para a reabertura e para o retorno de diversas redes”, afirmou Jael.

A operadora Hplus Hotelaria, por exemplo, notou uma maior velocidade de recuperação a partir de maio último, o que se manteve em junho e persistiu em julho.

Expectativa

Na rede, a partir de agosto, as projeções são de alta no movimento a cada mês. A meta é repetir as taxas de ocupação registradas em 2019, próximas dos 70%, quando as tarifas também atingiram patamares melhores e que permitiram uma remuneração mais conveniente dos investidores.

De acordo com Ana Paula Faure, sócia-executiva da Hplus Hotelaria, ainda não é possível apontar as exatas razões deste comportamento mais aquecido do mercado brasiliense, tipicamente executivo. “Se entre outubro de 2020 e abril deste ano estávamos com ocupações abaixo de 30%, começamos a superar os 50% em maio, o que já equilibra as contas dos hotéis”, comemorou. “O que vai definir a recuperação total ou não ainda este ano é a retomada dos eventos”, espera.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?