metropoles.com

Com aumento de demanda, comissão da CLDF pode mudar nome e abrangência

Considerando a necessidade de se atualizar, oito deputados assinaram um Projeto de Resolução para transformar a CAF em Cdur

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Especial Metrópoles
Plenário da CLDF visto de cima
1 de 1 Plenário da CLDF visto de cima - Foto: Gustavo Moreno/ Especial Metrópoles

A Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) está prestes a mudar de nome e ampliar as competências. Considerando a necessidade de se atualizar, oito deputados assinaram um Projeto de Resolução para transformar a CAF em Comissão de Desenvolvimento Urbano e Rural (Cdur).

A apresentação da ideia ocorreu nesta semana e se baseia em uma nota técnica redigida pela Unidade de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (UDA) da própria Casa. No entendimento dos técnicos que redigiram o documento, a atual nomenclatura é “inadequada para abarcar todos os temas que envolvem o planejamento urbano ou o desenvolvimento sustentável das cidades modernas”.

Segundo a nota, já é comum chegar à CAF temas como “infraestrutura urbana” (manutenção em pontes, em lajes e estruturas urbanas), proibição de uso de “arquitetura hostil”, “nomenclatura de bens públicos” e outros que não estão previstos no atual regimento para análise.

A UDA argumenta ainda que em assembleias legislativas de outros estados, como de Minas Gerais e de São Paulo, já existem comissões com nome e abrangência atualizados tratando do desenvolvimento urbano, rural e regional.

Dessa forma, além da mudança de nome, a resolução sugere que sejam adicionados mais seis pontos ao artigo do regimento interno que trata das atribuições da comissão:

m) aquisição, administração, utilização, desafetação, afetação, alienação, arrendamento e cessão de bens públicos e desapropriações;

n) autorização, permissão e concessão de uso de áreas públicas;

o) parques urbanos;

p) infraestrutura, mobiliário e equipamentos urbanos e comunitários;

q) direito urbanístico, função social da propriedade e da cidade e instrumentos jurídicos previstos na Lei nº 10.257, de 2010;

r) política metropolitana e aglomerações urbanas.

Atualmente a CAF é presidida pelo deputado distrital Cláudio Abrantes (PSD) e tem como vice Hermeto (MDB). Os outros membros são Arlete Sampaio (PT, Jorge Vianna (PSD) e Eduardo Pedrosa (União).

Para ser aprovado, o projeto tramitará em análise mérito na Mesa Diretora e de admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?