metropoles.com

Com aparelhos parados, fila de exame que ajuda a detectar câncer dobra no DF

Dos 12 aparelhos de colonoscopia no Base, somente dois estão operando. A fila de pacientes à espera do exame saltou de 3,2 mil para 6,8 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
câncer de colon laboratório
1 de 1 câncer de colon laboratório - Foto: GettyImages

Dos 12 aparelhos de colonoscopia do Hospital de Base, apenas dois estão em funcionamento. O sucateamento coloca vidas em risco no Distrito Federal, já que o equipamento é vital para diversos exames, inclusive para detectar câncer de intestino (foto em destaque). A fila de pacientes mais que dobrou entre 2021 e 2023, saltando de 3.200 para 6.852.

O Tribunal de Contas (TCDF) e o Ministério Público de Contas (MPC-DF) flagraram os equipamentos parados e quebrados no maior hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital brasileira. Segundo auditoria, quatro equipamentos estão em análise para baixa patrimonial e seis, em manutenção.

Veja vídeo:

De acordo com o MPC, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), responsável pela gestão do Base, nem sequer apresentou justificativas sobre não ter consertado os equipamentos danificados. Na avaliação do MPC e o TCDF, os contratos de manutenção dos aparelhos são ineficazes.

Em 2021, a partir de informações da Defensoria Pública (DPDF), o Metrópoles noticiou a fila de 3 mil pessoa à espera de exames com o aparelho. A Secretaria de Saúde e o Iges-DF assinaram um acordo com os defensores, assumindo o compromisso de sanar o problema.

No entanto, uma nova auditoria do MPC, conduzida pela procuradora Cláudia Fernanda, diagnosticou falhas no serviço e sinais de descumprimento do acordo. Além dos aparelhos parados e quebrados, o número de exames de proctologia com os equipamentos caiu 24,33%, na comparação entre 2022 e 2021 (recuou de 2.351 para 1.779).

Para o corpo técnico, o serviço também é fragilizado por defasagem de insumos e profissionais. A auditoria flagrou falhas nos sistemas internos de fiscalização, contagem de pacientes, registro de atendimentos e na própria regulação dos exames.

“Esperas prolongadas podem resultar em atrasos no diagnóstico de doenças graves, sofrimento físico e psicológico de pacientes, aumentar custos e resultar em piores prognósticos”, afirmou o relator do processo, o conselheiro Renato Rainha.

Acordo judicial

A investigação sobre o sucateamento dos aparelhos de colonoscopia segue em curso no TCDF. Segundo o defensor público Ramiro Sant’Ana, além do acordo, em setembro de 2021, foi realizado acordo judicial, homologado pelo Judiciário, no qual a Secretaria de Saúde se comprometeu a manter oferta mensal mínima de 764 exames.

“A inoperância de quantidade significativa de equipamentos pode conduzir à redução da oferta, irregularidade do serviço e, por consequência, descumprimento do acordo”, disse Ramiro. Diante das novas denúncias, a Defensoria Pública oficiou a Secretaria de Saúde. Em caso de descumprimento do acordo, o Judiciário será acionado.

Outro lado

A Secretaria de Saúde argumentou que ainda não foi notificada pelos órgãos fiscalizadores. No entanto, informou que, atualmente, há 6.852 solicitações para colonoscopia. Em janeiro e fevereiro de 2023, foram agendados 1.262 procedimentos.

O Iges-DF afirmou que conta atualmente apenas com 11 aparelhos de colonoscopia. Atualmente, no Base, existem 3 colonoscópios ativos; 4 em manutenção e outros 4 em manutenção com indicação de baixa por obsolescência.

O instituto ressaltou que seu contrato de gestão não prevê verba de investimento para compra de novos aparelhos de colonoscopia.

Uma nova proposta do contrato de gestão está sendo elaborada e ela prevê investimentos para a compra de equipamentos, como os de realização de colonoscopia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?