Com alta procura, site do agendamento no DF fica instável nesta 6ª
O agendamento da vacinação para pessoas com idade a partir de 25 anos que tenham comorbidades começou às 12h
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal abriu, às 12h desta sexta-feira (28/5), o agendamento da vacinação para pessoas com idade a partir de 25 anos que tenham comorbidades. No entanto, apesar das 70 mil vagas abertas para atender ao público, moradores do DF têm reclamado nas redes sociais que a página vacina.saude.df.gov.br está apresentando instabilidade.
Em nota, a secretaria disse que “o sistema está funcionando, com esporádicas situações de travamento devido à quantidade simultânea de acessos, prontamente identificados e resolvidos pela equipe técnica”.
A imunização deste público começa no sábado (29/5). Também nesta sexta, às 12h, começou o agendamento de pessoas com doenças neurológicas. A secretaria acrescentou estas doenças na lista de cadastramento para comorbidades na quinta-feira (27/5).
Entre elas estão: doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular) e doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória. São contempladas ainda doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave e indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares.
Pessoas com doenças neurológicas crônicas devem primeiro fazer um cadastro no site vacina.saude.df.gov.br para depois realizar o agendamento. Consulte os CIDs e demais especificações de cada comorbidade aqui.
Veja a lista de comorbidades previstas no PNO:
Profissionais aeroportuários e forças de segurança
A partir desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde também disponibiliza 2.083 vagas destinadas aos profissionais aeroportuários, que pela primeira vez serão contemplados pela campanha de vacinação contra a Covid-19. Outras 2.601 vagas serão abertas para profissionais das Forças de Segurança e Salvamento.
Para essas duas categorias, não será necessário agendamento. A vacinação será por meio de lista.
A inclusão de profissionais aeroportuários foi determinada pelo Ministério da Saúde. Nesta semana, o DF recebeu duas remessas de vacinas: 78 mil doses da AstraZeneca e 10.530 da Pfizer.