Com 97% da obra concluída, Drenar DF deve começar a operar em janeiro
Previsão do governo local é de que sistema só comece a operar quando estiver totalmente concluído. Neste momento, faltam 240 m de escavações
atualizado
Compartilhar notícia
As obras do Programa de Gestão de Águas e Drenagem Urbana do Distrito Federal (Drenar DF) estão quase concluídas, com 97% das ações finalizadas, segundo o diretor técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Hamilton Filho. Neste momento, ainda faltam 240 metros a serem escavados.
As informações foram divulgadas durante coletiva realizada nesta quinta-feira (17/10), no Palácio do Buriti. “A Terracap tem executado, desde o ano passado, as obras do Drenar DF na Asa Norte. [Isso] vai corrigir os problemas de alagamento nas quadras 1 e 2. São obras que começaram há cerca de 20 meses e, como o secretário de Obras, Valter Casimiro, pontuou, atravessamos a cidade, com 7,4 mil metros de túneis escavados”, detalhou Hamilton.
“Temos cerca de 240 m para escavar, sendo 60 m em um trecho próximo ao Autódromo, que deve ser concluído nas próximas semanas, e um trecho de 185 m em um solo muito rígido, entre a L2 e a L4, que é onde estamos com esse problema da obra não terminada”, completou.
O secretário de Obras, Valter Casimiro, declarou que, para o Drenar DF começar a operar de fato, a obra precisa estar 100% concluída. No entanto, o sistema “deve ser entregue nos próximos meses”, segundo ele.
A estimativa dada pelos representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) nesta tarde é de que a escavação esteja concluída até janeiro de 2025, com estruturas de 6 a 22 metros de profundidade.
“Se ela não estiver 100% concluída, o sistema não tem como funcionar. Achamos que, no mais tardar, no começo do ano que vem, estaremos com a obra pronta e em operação para conseguir avaliar a eficácia do Drenar DF”, concluiu Hamilton.