Com 827 escolas públicas, DF tem, em média, 3 vigilantes para cada unidade
Diretores reclamam de falta de cobertura e segurança nas unidades. Nesta segunda (24/4), TCDF iniciou vistoria nas escolas
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal conta com 827 escolas públicas ativas entre instituições de ensino infantil, fundamental e médio. Segundo a Secretaria de Educação, para cuidar da segurança local dessas áreas, a rede pública tem 3.221 vigilantes. Em média, três profissionais para cada escola.
Das mais de 800 unidades, 396 oferecem o ensino infantil, 520 ensino fundamental e 98 o médio. Walter da Silveira, diretor da Escola Classe 13, de Sobradinho, comenta que o colégio conta com apenas um vigilante — que já devia estar aposentando, mas adiou o benefício para ajudar a escola.
“Só temos um segurança patrimonial, que é responsável pela escola. Já o vigia, está na idade para aposentar, mas ele está ficando um pouquinho mais, para ajudar”, diz.
Walter afirma que já chegou a solicitar um novo vigilante para a escola, mas, até o momento, não obteve resposta. “Semana passada tivemos momentos tensos em relação à segurança aqui na escola. Foi muito difícil, só com um vigilante, manter toda a segurança. Tivemos policiais rondando, mas, mesmo assim, não foi suficiente”, completa.
Escala insuficiente
Procurada, a pasta afirmou que existe um processo de implantação de vigilantes, de acordo com a necessidade de cada Coordenação Regional de Ensino.
“Vale ressaltar que a pasta estuda a implantação de novos postos terceirizados em escolas, no que tange a prestação de serviço de vigilância”, completou a pasta.