Com 36,9°C, DF tem novo recorde de calor, e umidade do ar cai a 11%
Antes, o dia mais quente havia sido nessa quinta-feira (3/10), quando os termômetros do Inmet registraram 36,8°C
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal registrou um novo recorde de calor nesta sexta-feira (4/10). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) verificou que a temperatura máxima chegou a 36,9°C na Estação Meteorológica de Ponte Alta, no Gama.
Já a umidade relativa do ar ficou em torno dos 11%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal é entre 50% e 60%, quando o índice é considerado seguro para seres humanos e animais. Em ocasiões em que os níveis de umidade ficam menor que 12% a OMS decreta estado de emergência na região, o que pode levar à suspensão de atividades como as aulas. No DF, a Defesa Civil chegou a emitir o alerta de perigo devido à baixa umidade.
Anteriormente, o dia mais quente do ano havia sido nessa quinta-feira (3/10), quando os termômetros do Inmet registraram 36,8°C.
Seca
Também nesta sexta, o DF registra um recorde histórico: são 164 dias sem chuvas. Trata-se da maior estiagem da história da capital federal.
Além da falta de chuva, a seca de 2024 foi responsável pelo recorde de baixa umidade do ar na capital federal. Em 3 de setembro, a estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama, chegou a registrar umidade mínima do ar de 7%.
Até o momento, a previsão do Inmet é que a chuva chegue apenas no meio da próxima semana.