metropoles.com

Colunista do Metrópoles é atacado e mordido por cães na Asa Sul

Caso aconteceu nessa 6ª (6/12), na altura da SQS 309/310, nas primeiras horas da manhã. Chef André Rochadel estava a caminho do Parque

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
Ataque cão André Rochadel
1 de 1 Ataque cão André Rochadel - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

O chef André Rochadel, colunista do Metrópoles, foi atacado e mordido por dois cães vira-latas enquanto caminhava em direção ao Parque da Cidade, nessa sexta-feira (6/12).

Ele conta que faz o percurso entre as Entequadras 309/310 Sul diariamente e que, há aproximadamente quatro meses, uma pessoa em situação de rua, passou a residir em uma barraca de lona no local.

Assim que amanheceu o dia, Rochadel caminhava no local quando foi surpreendido por dois cães de porte médio que saíram do barraco latindo, rosnando e que avançaram para cima dele.

Veja imagens do local e do ferimento:

3 imagens
Cães atacaram chef de cozinha na sexta-feira (6/12)
Ferimento na panturrilha
1 de 3

Pessoa em situação de rua mora com dois cães na região

Imagem cedida ao Metrópoles
2 de 3

Cães atacaram chef de cozinha na sexta-feira (6/12)

Imagem cedida ao Metrópoles
3 de 3

Ferimento na panturrilha

Imagem cedida ao Metrópoles

“A única coisa que consegui pensar foi em continuar andando no mesmo ritmo e olhando para frente. Neste momento, eles se aproximaram e deram diversas focinhadas e mordidas na minha panturrilha. Quando percebi que eles tinham recuado, olhei e vi que tinha feito um arranhão com sangue e procurei o hospital para o protocolo adequado”, conta.

Como Rochadel tinha atualizado a vacinação antitetânica recentemente, ele precisou entrar no protocolo da vacina antirrábica humana que é dividida em quatro doses. A vacina antirrábica é recomendada para crianças e adultos que foram expostos a situações de risco, como quaisquer tipo de ataques, mesmo que pequenos, e lambeduras de animais sem imunização contra a raiva.

“Eu não gostaria de ter que fazer isso, mas também entrei em contato com a Zoonoses para denunciar o caso, principalmente para que não aconteça com outras pessoas, já que é uma área de grande circulação de crianças e idosos”, complementou.

Rochadel foi atendido no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e também necessitou de iniciar medicação com antibiótico.

“A partir de hoje, comecei a desviar o caminho. Nesta manhã, quando avistei pessoas na direção do local do ataque, comuniquei sobre o ocorrido e orientei que seria melhor mudar o trajeto”, disse.

Procedimentos essenciais

Em situações nas quais a pessoa possa ter sido exposta ao vírus da raiva, é recomendado limpar bem o ferimento com água corrente e sabão. A medida é comprovadamente eficaz na redução do risco de infecção. Em seguida, deve-se procurar uma unidade de saúde. O profissional de saúde avaliará se há a necessidade de profilaxia antirrábica humana.

Ainda que a mordida pareça leve, é importante procurar atendimento médico. As exposições – mordeduras, arranhaduras, lambeduras e contatos indiretos – devem ser avaliadas de acordo com as características do ferimento e do animal envolvido.

Nos casos em que não for possível acompanhar o animal de perto, o médico pode indicar o tratamento pós-exposição, que inclui doses da vacina antirrábica e a administração do soro caso necessário. É importante seguir as recomendações do médico, que podem incluir a troca de curativos, uso de antibióticos e a verificação de sinais de infecção.

No DF, a população conta com nove unidades que administram soro/imunoglobulina e vacina antirrábica pós-exposição: hospitais regionais da Asa Norte (Hran), de Brazlândia (HRBz), de Ceilândia (HRC), de Planaltina (HRPI), de Sobradinho (HRS), de Santa Maria (HRSM), Gama (HRG), de Taguatinga (HRT) e o Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?