metropoles.com

Coletivo reabre espaço cultural no DF com baile e prêmios em dinheiro

Até este sábado (9/11), coletivo promoverá oficinas e competições de estilo ballroom com prêmios em dinheiro. Entrada é gratuita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Webert da Cruz/Reprodução
ballroom mercado sul
1 de 1 ballroom mercado sul - Foto: Webert da Cruz/Reprodução

O coletivo Casa de Onijá promove, neste sábado (9/11), um evento gratuito de reinauguração do espaço Mercado Sul Vive, em Taguatinga (DF). A iniciativa engloba a segunda edição do Baile de Guerrilha, com competições de dança que incluem prêmios em dinheiro.

O evento ocorre em celebração à reabertura da ocupação cultural, após reforma promovida com recursos obtidos por meio da Lei Paulo Gustavo e da arrecadação de fundos resultante de parcerias com empresas e sociedade civil.

O baile terá como foco o enaltecimento da cultura das populações LGBTQIAPN+, negra, indígena e periférica. As competições, inspiradas na cena ballroom, serão divididas entre 12 categorias, com estilos de dança como vogue e runway.

Para participar, algumas das categorias exigem requisitos, como doação de fraldas, roupas ou inscrição em dupla. Os prêmios para os vencedores variam de R$ 150 a R$ 400.

Oficinas

Além disso, desta quarta (6/11) a sexta-feira (8/11), o espaço oferece oficinas gratuitas de funk, vogue e capoeira ballroom, em preparação ao evento.

As aulas também são gratuitas, no próprio Mercado Sul Vive (QSB 12/13), a partir das 19h. A programação completa e outros detalhes sobre o evento estão disponíveis nas mídias sociais da Casa Onijá.

Ocupação cultural e cena ballroom

Desde 2015, a Ocupação Mercado Sul Vive atua em favor da manifestação cultural e da produção artística identitária do Distrito Federal.

O movimento inclui diversos coletivos, como a Casa Kaluanã, as Sambadeiras de Roda, o Estúdio Molotov, o Coletivo Retratação, a Casa Canoa e a Casa Onijá, que transformam o espaço em um reduto de cultura popular e periférica.

Entre as atividades promovidas periodicamente pelo grupo, estão competições de ballroom – movimento artístico e social que surgiu como forma resistência e expressão da comunidade LGBTQIAP+ pelo mundo, em meados do século 20.

A cena se desenvolveu, sobretudo, por meio de performances de pessoas pretas, trans e latinas que buscavam um lugar de acolhimento, celebração e empoderamento, ao desafiar o racismo e a transfobia de concursos de beleza da época.

Serviço

Baile de Guerrilha 2.0
Data: sábado (9/11)
Horário: a partir das 17h
Local: Ocupação Cultural Mercado Sul Vive – QSB 12/13, Taguatinga Sul (DF)
Informações: @casadeonija no Instagram
Entrada gratuita

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?