metropoles.com

Empresas alegam prejuízo com coleta seletiva e serviço é interrompido em nove regiões do DF

Suspensão temporária começa neste domingo (13/12). SLU estuda propostas para tornar o serviço eficaz e sustentável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasília
caminhão coleta seletiva
1 de 1 caminhão coleta seletiva - Foto: Agência Brasília

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que a coleta seletiva será interrompida, a partir de domingo (13/12), em nove regiões administrativas do Distrito Federal: Candangolândia, Gama, Núcleo Bandeirante, Park Way (a partir da Quadra 6), Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia e Santa Maria. Segundo a autarquia, o formato adotado atualmente não tem eficiência em certos locais, por isso o órgão preciso estudar as particularidades de cada região para adotar um novo modelo.

O serviço, que foi uma das principais bandeiras do Governo Agnelo, já havia sido paralisado no fim de março em outras cinco localidades. As empresas que atuam nessas áreas alegam prejuízos financeiros e não quiseram renovar os contratos com o GDF. Para o SLU, da maneira como é feito hoje, o serviço não atende também a critérios de sustentabilidade.

Entre as principais dificuldades do sistema de coleta seletiva de Brasília — contratado na gestão anterior — estão a falta de planejamento e o desconhecimento das diferenças do lixo produzido em cada localidade. Em fevereiro de 2014, o serviço — iniciado nas Asas Sul e Norte, em Brazlândia, no Cruzeiro, no Lago Norte e no Setor Militar Urbano — expandiu-se para as 31 regiões administrativas, além da área rural, sem distinção entre as características de cada lugar.

O SLU estuda novas maneiras de fazer a coleta seletiva em Brasília. Uma consultoria foi contratada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) para analisar e caracterizar os resíduos — divididos em 17 diferentes categorias — por região.

Moradores de onde o serviço estiver interrompido têm a opção de levar materiais recicláveis para os chamados locais de entrega voluntária (LEVs), em parceria com a iniciativa privada, considerados tendência em cidades da Europa. Supermercados de Brasília oferecem essa alternativa.

O serviço segue normalizado em outras regiões administrativas como Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Park Way (até a Quadra 5), Taguatinga, Vicente Pires, Cruzeiro, no Guará, no Plano Piloto, no Setor de Industria e Abastecimento (SIA) e no Sudoeste/Octogonal.

Com informações da Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?