metropoles.com

Colégio Olimpo manda mensagem a alunos: “Se puderem, fiquem em casa”

Em texto enviado nesta quarta, direção da escola particular do DF pede que estudantes evitem frequentar aulas presenciais, devido à Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Escola Olimpo, 912 sul
1 de 1 Escola Olimpo, 912 sul - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

A direção do Olimpo, colégio particular do Distrito Federal localizado na Asa Sul, pediu aos pais que os “alunos não frequentem mais as aulas presenciais”. A mensagem enviada nesta quarta-feira (24/3) destacou a preocupação da escola quanto à situação atual do sistema de saúde, colapsado pelo aumento de casos de Covid-19.

No texto, o diretor de Ensino do Grupo Olimpo, Rodrigo Bernadelli, ressaltou que a solicitação é um sinal de responsabilidade social e de humanidade.

“Entendemos que vivemos em meio a um caos sanitário sem precedentes e, nesse contexto, medidas drásticas e responsáveis precisam ser tomadas com urgência”, disse ele, na mensagem.

“Enfatizamos, no entanto, que, apesar de estarmos preocupados, amedrontados e até infelizes, continuaremos com aulas presenciais, visto que isso está determinado em Decreto”, destacou a nota. “Sabemos que a escolha é de cada família e vivemos realidades diferentes que não podem ser tratadas de forma genérica. Mesmo assim, pedimos a todos que, se puderem, fiquem em casa”, concluiu.

Confira a nota completa:

“Nós, da Direção, reiteramos a preocupação da escola quanto à gravidade do momento pelo qual passamos, cujo sistema de saúde segue colapsado no país.

Entendemos que vivemos em meio a um caos sanitário sem precedentes e, nesse contexto, medidas drásticas e responsáveis precisam ser tomadas com urgência. Porém, essas medidas só nos darão segurança jurídica se forem lideradas pelo governo.

Posto isso, pedimos que, como sinal de responsabilidade social e de humanidade, nossos alunos não frequentem mais as aulas presenciais.
Enfatizamos, no entanto, que, apesar de estarmos preocupados, amedrontados e até infelizes, continuaremos com aulas presenciais, visto que isso está determinado em Decreto.

Sabemos que a escolha é de cada família e vivemos realidades diferentes que não podem ser tratadas de forma genérica. Mesmo assim, pedimos a todos que, se puderem, fiquem em casa.”

Associação de pais defende aulas presenciais

Após a publicação desta reportagem, a Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF) divulgou nota sobre o pedido da direção do Colégio Olimpo. Embora reconheça que não teve acesso à solicitação da escola especificamente, “aos olhos da ASPA-DF e após contatos com pais de alunos, nosso posicionamento é que, uma vez autorizadas pelo Governo do Distrito Federal que as aulas funcionem de forma híbrida, a escola deve se manter nesse propósito e caberá aos pais escolher o que é melhor para os seus filhos”.

“Temos realidades familiares diferentes umas das outras, e sabemos que ninguém deseja ser contagiado nem a si nem ao seu filho, e nem pelo vírus SARS COV e nem por qualquer outro, mas deve-se levar em consideração que alguns pais precisam da escola para deixarem seus filhos e há alunos, em faixas etárias variadas, que necessitam do contato da aula presencial para a preservação de sua saúde emocional”, acrescenta a associação.

No texto, a Aspa-DF incentiva o cumprimento cuidadoso dos protocolos de segurança contra a Covid-19 e destaca que “devemos todos, gradativamente, nos adequar a esse momento que ainda é muito novo para todos”.

UTIs

A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) voltadas para pacientes com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal está em 96,71% no início da tarde desta quarta-feira (24/3). Os dados constam no sistema InfoSaúde, do Governo do Distrito Federal (GDF), atualizado às 14h10.

Atualmente, há, na rede pública, 385 leitos para Covid-19 preenchidos e 13 vagos. Entre os disponíveis, três são neonatais, três pediátricos e sete adultos. Outros 16 aguardam liberação, e 18 encontram-se bloqueados.

A lista de espera por UTI na rede pública também permanece longa. Até as 14h, somava 308 pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. A fila por UTIs em geral tinha 403 pacientes até as 14h30.

Já a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva voltadas para pacientes com Covid-19 na rede particular está em 97,13%. São 407 leitos de UTI Covid preenchidos, 13 disponíveis — um deles é pediátrico — e sete bloqueados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?