Colégio Olimpo manda mensagem a alunos: “Se puderem, fiquem em casa”
Em texto enviado nesta quarta, direção da escola particular do DF pede que estudantes evitem frequentar aulas presenciais, devido à Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
A direção do Olimpo, colégio particular do Distrito Federal localizado na Asa Sul, pediu aos pais que os “alunos não frequentem mais as aulas presenciais”. A mensagem enviada nesta quarta-feira (24/3) destacou a preocupação da escola quanto à situação atual do sistema de saúde, colapsado pelo aumento de casos de Covid-19.
No texto, o diretor de Ensino do Grupo Olimpo, Rodrigo Bernadelli, ressaltou que a solicitação é um sinal de responsabilidade social e de humanidade.
“Entendemos que vivemos em meio a um caos sanitário sem precedentes e, nesse contexto, medidas drásticas e responsáveis precisam ser tomadas com urgência”, disse ele, na mensagem.
“Enfatizamos, no entanto, que, apesar de estarmos preocupados, amedrontados e até infelizes, continuaremos com aulas presenciais, visto que isso está determinado em Decreto”, destacou a nota. “Sabemos que a escolha é de cada família e vivemos realidades diferentes que não podem ser tratadas de forma genérica. Mesmo assim, pedimos a todos que, se puderem, fiquem em casa”, concluiu.
Confira a nota completa:
“Nós, da Direção, reiteramos a preocupação da escola quanto à gravidade do momento pelo qual passamos, cujo sistema de saúde segue colapsado no país.
Entendemos que vivemos em meio a um caos sanitário sem precedentes e, nesse contexto, medidas drásticas e responsáveis precisam ser tomadas com urgência. Porém, essas medidas só nos darão segurança jurídica se forem lideradas pelo governo.
Posto isso, pedimos que, como sinal de responsabilidade social e de humanidade, nossos alunos não frequentem mais as aulas presenciais.
Enfatizamos, no entanto, que, apesar de estarmos preocupados, amedrontados e até infelizes, continuaremos com aulas presenciais, visto que isso está determinado em Decreto.
Sabemos que a escolha é de cada família e vivemos realidades diferentes que não podem ser tratadas de forma genérica. Mesmo assim, pedimos a todos que, se puderem, fiquem em casa.”
Associação de pais defende aulas presenciais
Após a publicação desta reportagem, a Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF) divulgou nota sobre o pedido da direção do Colégio Olimpo. Embora reconheça que não teve acesso à solicitação da escola especificamente, “aos olhos da ASPA-DF e após contatos com pais de alunos, nosso posicionamento é que, uma vez autorizadas pelo Governo do Distrito Federal que as aulas funcionem de forma híbrida, a escola deve se manter nesse propósito e caberá aos pais escolher o que é melhor para os seus filhos”.
“Temos realidades familiares diferentes umas das outras, e sabemos que ninguém deseja ser contagiado nem a si nem ao seu filho, e nem pelo vírus SARS COV e nem por qualquer outro, mas deve-se levar em consideração que alguns pais precisam da escola para deixarem seus filhos e há alunos, em faixas etárias variadas, que necessitam do contato da aula presencial para a preservação de sua saúde emocional”, acrescenta a associação.
No texto, a Aspa-DF incentiva o cumprimento cuidadoso dos protocolos de segurança contra a Covid-19 e destaca que “devemos todos, gradativamente, nos adequar a esse momento que ainda é muito novo para todos”.
UTIs
A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) voltadas para pacientes com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal está em 96,71% no início da tarde desta quarta-feira (24/3). Os dados constam no sistema InfoSaúde, do Governo do Distrito Federal (GDF), atualizado às 14h10.
Atualmente, há, na rede pública, 385 leitos para Covid-19 preenchidos e 13 vagos. Entre os disponíveis, três são neonatais, três pediátricos e sete adultos. Outros 16 aguardam liberação, e 18 encontram-se bloqueados.
A lista de espera por UTI na rede pública também permanece longa. Até as 14h, somava 308 pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. A fila por UTIs em geral tinha 403 pacientes até as 14h30.
Já a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva voltadas para pacientes com Covid-19 na rede particular está em 97,13%. São 407 leitos de UTI Covid preenchidos, 13 disponíveis — um deles é pediátrico — e sete bloqueados.