metropoles.com

Codhab: PL muda cargos e salários com promessa de chamar concursados

Projeto enviado pelo Governo à CLDF quer alterar lei de criação da Codhab, com Plano de Cargos e Salários para posse de concursados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fachada de prédio da Codhab
1 de 1 Fachada de prédio da Codhab - Foto: null

Um projeto que chegou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) quer alterar a lei de criação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab-DF), com novo Plano de Cargos e Salários. O texto é do Governo, que tenta cumprir as determinações de órgãos de controle para contratação imediata de concursados aprovados.

Em agosto deste ano, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), expediu recomendação para a Codhab para se abster de contratar servidores sem concurso público, diante do excesso de indicações políticas.

O Projeto de Lei (PL) 813/2023 corre contra o tempo, já que pretende atender aos aprovados no concurso público realizado em novembro de 2018, cujo prazo expira-se em fevereiro de 2024. Uma das principais mudanças da proposta é relativa ao quadro de pessoal, que atualmente é regido por lei específica.

A nova redação estabelece que o quadro será definido pelo Plano de Cargos e Salários da Codhab, devendo “ser submetido para análise do Órgão central de gestão de pessoas” e “ser aprovado pelo Conselho de Administração na forma do Estatuto Social”. Como a legislação específica cairia com esse projeto, a criação de cargos não dependeria de uma aprovação da CLDF, sendo aprovado somente pelo Conselho Diretor.

As mudanças tentam resolver uma pendência jurídica que se arrasta por anos. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), a aprovação da alteração da lei de criação da Codhab “dará a legalidade necessária ao Plano de Cargos e Salários que encontra-se vigente”, homologado em publicação do Diário Oficial do DF (DODF) de 15 de março de 2013, “possibilitando assim que os aprovados no concurso possam vir a tomar posse”.

Mais mudanças

O PL 813/2023 também quer fazer alterações referentes à nomeação dada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh) em diversos artigos, incisos e parágrafos. O texto justifica que, ao longo dos anos, “os nomes atribuídos às Secretarias são inconstantes”.

“A última renomeação dada à Secretária de Estado responsável pelo Planejamento da Política Habitacional do Distrito Federal foi Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh)”, traz o texto, lembrando que, na lei de criação da Codhab, em diversos momentos há referência à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma).

Outra mudança é a alteração do quadro da Diretoria Executiva da Codhab. Atualmente, são cinco. O texto busca reduzir para duas: Diretoria Técnica e Diretoria Operacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?