Codeplan será extinta e substituída por Instituto de Pesquisa do DF
A novidade foi aprovada nesta terça-feira (10/5) pela Câmara Legislativa (CLDF) e o texto segue para sanção do governador
atualizado
Compartilhar notícia
A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) será extinta e substituída pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). A novidade foi aprovada nesta terça-feira (10/5) pela Câmara Legislativa (CLDF) e o texto segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Pela proposta, o novo instituto será vinculado à Secretaria de Economia e terá como objetivo “promover e disseminar informações sociais, econômicas, cartográficas, demográficas, georreferenciadas, geográficas, urbanas, rurais, regionais e ambientais para o Distrito Federal, além de prestar suporte na formulação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas”.
A partir daí, a Codeplan entra em processo de extinção. Segundo a lei, os empregados da tabela de emprego permanente da companhia serão administrados pelo IPEDF.
Desejo do governador
Conforme mostrou o Metrópoles nessa segunda-feira (9/5), o governador Ibaneis Rocha (MDB) tinha a intenção de fazer essa transformação.
“A Codeplan é uma instituição de grande importância para o Distrito Federal. […] Está em andamento, sim, o estudo para transformação [da Codeplan] em um instituto de pesquisas. É interesse nosso que a gente avance nessa proposta. A Codeplan já tem essa característica, mas temos muito o que avançar ainda”, informou o governador.
A declaração foi dada durante divulgação da Pesquisa Distrital de Amostra por Domicílios (Pdad) de 2021 realizada na manhã desta segunda-feira (9/5), no Palácio do Buriti.
Segundo o presidente da Codeplan, Jean Lima, a empresa já exerce um papel de instituto. “A Codeplan teria uma carreira e viraria uma autarquia, de forma legal, como IBGE e Ipea”, reforçou.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.