Cobras traficadas e anunciadas na internet são apreendidas pela PCDF
Foram apreendidas, no entorno da rodoviária do Plano Piloto, duas serpentes adultas: uma jiboia e uma corn snake
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Chordata, nesta sexta-feira (28/8), para combater o tráfico de animais silvestres. Foram apreendidas, no entorno da rodoviária do Plano Piloto, duas serpentes adultas, que estavam sendo anunciadas à venda em redes sociais, sendo uma iiboia, da fauna silvestre nativa, e uma corn snake, de origem norte-americana.
A investigação foi conduzida pela Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema).
Segundo o próprio anunciante, as duas cobras valeriam cerca de R$ 1,8 mil no mercado clandestino, pois a jiboia teria um padrão diferenciado de coloração e a corn snake é uma matriz, ou seja, já reproduziu algumas vezes, gerando, em cada ninhada, cerca de 20 filhotes. O suspeito foi autuado em flagrante e vai responder por crime ambiental.
Naja
O tráfico de animais no Distrito Federal ganhou repercussão nacional após o estudante de veterinária Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkuhl, 22 anos, se picado por uma naja. O jovem ficuo hospitalizado e chegou a ser preso por trafico de animais silvestres. Ele, amigos e familiares foram indiciados pela PCDF. A investigação resultou na apreensão de cerca de 20 serpentes contrabandeadas.