metropoles.com

CNBB, após prisão de bispo: “Verdade deve ser apurada com justiça”

Conferência manifestou solidariedade com o presbitério e os fiéis da Diocese de Formosa, onde dom José foi preso nessa segunda (19/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/You Tube
dom josé ronaldo, bispo de formosa
1 de 1 dom josé ronaldo, bispo de formosa - Foto: Reprodução/You Tube

Um dia após a deflagração da Operação Caifás, pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Goiás, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota sobre o escândalo. Ao todo, nove pessoas foram presas nessa segunda-feira (19/3) acusadas de desviar mais de R$ 2 milhões de dízimos, taxas e dinheiro de eventos da igreja na região do Entorno do DF. Entre elas, dom José Ronaldo Ribeiro (foto em destaque), bispo de Formosa.

O texto assinado pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília, manifesta solidariedade com o presbitério e os fiéis da diocese. “A verdade dos fatos deve ser apurada com justiça e transparência, visando o bem da Igreja e do bispo”, ressaltou.

A operação Caifás revelou outra face da identidade de dom José Ronaldo Ribeiro. Em 2002, ele recebeu o título de cidadão honorário de Brasília pela Câmara Legislativa. A honraria foi concedida pelo então deputado distrital Paulo Tadeu (PT), hoje conselheiro do Tribunal de Contas do DF (TCDF).

A prisão de dom José Ronaldo surpreendeu os fiéis da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Sobradinho. Ele trabalhou por 22 anos no local.

 

Confira a nota da CNBB

Diante da prisão do bispo da Diocese de Formosa no estado de Goiás, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta a solidariedade com o presbitério e os fiéis da Diocese, recordando ao irmão bispo que a justiça é um abandonar-se confiante à vontade misericordiosa de Deus. A verdade dos fatos deve ser apurada com justiça e transparência, visando o bem da igreja particular e do bispo. Convido a todos os fiéis da Igreja a permanecermos unidos em oração, para sermos verdadeiras testemunhas do Evangelho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?