Umidade do ar cai para 15% e Floresta Nacional sofre com o fogo
Nesta terça (29), a previsão é de que a temperatura chegue a 30°C e a umidade continua baixa
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal registrou o segundo dia mais seco do ano, até o momento, nesta segunda-feira (28/8), quando a umidade relativa do ar chegou a 15% nas horas mais quentes, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No último dia 15, o índice ficou em 14%.
Nesta terça (29), a previsão é de que a temperatura chegue a 30°C, com tempo claro a parcialmente nublado, com névoas secas. A umidade relativa do ar vai variar entre 70% e 15%.
“Por conta do clima quente e seco, o DF está em estado de alerta. Os meses de agosto e setembro são caracterizados como estações do ano sem chuva. Uma massa de ar quente invade a região central do país, ocasionando baixas umidades e temperaturas altas. A tendência é que em outubro o tempo comece a oscilar”, explicou o meteorologista Hamilton Carvalho.
Com as altas temperaturas registradas nesta segunda-feira, um incêndio florestal queimou parte da vegetação às margens da BR-070 e atingiu a Floresta Nacional por volta das 11h.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, quatro carros e duas aeronaves tiveram que atuar no combate às chamas com 34 militares. Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também auxiliaram na operação.
As chamas chegaram a ameaçar algumas residências, mas devido ao trabalho das equipes, nenhuma casa foi atingida. O fogo foi controlado, mas voltou a exigir atenção durante a noite. A área queimada ainda não foi divulgada.