Compartilhar notícia
Um novo estado de alerta deve ser declarado nesta terça-feira (16/07/2019) em Brasília. De acordo com Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade do ar pode cair até 15% nas horas mais quentes do dia. O índice, se confirmado, é menor que os 21% registrados nessa segunda-feira (15/07/2019).
A previsão para esta tarde, ainda de acordo com o especialista, é de um dia claro e parcialmente nublado, com variações de temperatura entre 7ºC e 31ºC.
Saiba a diferença entre estado de atenção, alerta e emergência
O estado de atenção é decretado quando a umidade do ar varia entre 21% e 30%. Neste caso, as pessoas devem evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e as 15h e umidificar o ambiente;
No estado de alerta, a umidade fica entre 12% e 20%. Recomenda-se evitar exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre as 10h e as 16h, além de ficar longe de aglomerações em ambientes fechados. Usar soro fisiológico nos olhos e narinas é medida quase obrigatória;
O estado de emergência é quando a umidade está abaixo de 12%. Neste caso, é preciso evitar atividades físicas entre as 10h e as 17h e reforçar os cuidados com a hidratação de crianças e idosos.
Também há uma divisão por cores, feita segundo o Inmet:
- De 30% a 20%: alerta amarelo — perigo potencial
- De 20% a 12%: alerta laranja — perigo
- Abaixo de 12%: alerta vermelho — grande perigo