metropoles.com

Sufoco: após umidade despencar, DF entra em estado de emergência

Medida foi tomada após o Inmet registrar, no segundo dia consecutivo, umidade abaixo dos 12%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Terra calor
1 de 1 Terra calor - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após o Distrito Federal enfrentar o dia mais quente e seco do ano, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) computou índices ainda preocupantes. Às 15h desta quinta-feira (05/09/2019), a menor umidade foi de 10%, na Estação Águas Emendadas, em Planaltina. Já a temperatura máxima, no mesmo horário, ficou em 33,8ºC, no Gama. Com clima de deserto, a Defesa Civil emitiu estado de emergência para todo o DF.

De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, não existe previsão de chuva no Distrito Federal antes da segunda quinzena de setembro. O estado de emergência é decretado quando o Inmet computa dois dias seguidos de umidade abaixo dos 12%.

Reprodução

Mais cedo, o Inmet emitiu alerta vermelho. Isso diante da previsão de se repetirem as mesmas condições climáticas registradas na quarta-feira (04/09/2019). Na ocasião, o Gama computou recorde de 8% de umidade relativa do ar. O índice supera a marca de 9% verificada também naquela cidade em 29 de agosto de 2017.

De acordo com a meteorologista Naiane Araújo, o aviso vermelho é dado quando o nível de umidade fica abaixo dos 12%. A profissional explicou que o fenômeno é causado por uma massa seca e quente estacionada na região central. O fenômeno deve permanecer por mais sete ou 10 dias. Naiane disse que esse tipo de ocorrência, de temperatura elevada e baixa umidade, faz parte do padrão climático desta época do ano no DF.

 

Divulgação/Inmet
Massa quente e seca sob a região do Distrito Federal

Naiane informou ainda que Brasília completa, nesta quinta-feira (05/09/2019), 94 dias sem chuva. Porém, essa situação só deve mudar na segunda quinzena deste mês. Isso por causa da chegada fraca das precipitações, uma característica da fase de transição. Então, o período seco começa a ir embora e dá lugar à estação mais chuvosa.

Saiba a diferença entre estado de atenção, de alerta e de emergência

O estado de atenção é decretado quando a umidade do ar varia entre 21% e 30%. Neste caso, as pessoas devem evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e umidificar o ambiente;

No estado de alerta, a umidade fica entre 12% e 20%. Recomenda-se evitar exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre 10h e 16h, além de ficar longe de aglomerações em ambientes fechados. Usar soro fisiológico nos olhos e narinas é medida quase obrigatória;

O estado de emergência é quando a umidade está abaixo de 12%. Neste caso, é preciso evitar atividades físicas entre 10h e 17h e reforçar os cuidados com a hidratação de crianças e idosos.

Também há uma divisão por cores, feita segundo o Inmet:

De 30% a 20%: alerta amarelo — perigo potencial
De 20% a 12%: alerta laranja — perigo
Abaixo de 12%: alerta vermelho — grande perigo

(Com informações da Agência Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?