metropoles.com

Semana será de calor e seca no DF, mas Inmet prevê chuva para sábado

Umidade na capital deve chegar a 15% nesta tarde. Ao longo da semana, a previsão do Inmet é que o calor seja ainda mais intenso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
DF tem dia mais seco e quente do ano. Defesa Civil e Inmet emitem alerta à população calor seca
1 de 1 DF tem dia mais seco e quente do ano. Defesa Civil e Inmet emitem alerta à população calor seca - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O calor e a seca no Distrito Federal só devem dar trégua ao brasiliense a partir do próximo dia 10, quando há chance da chuva voltar a cair sobre a capital. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (5/10), a temperatura pode bater novamente os 36ºC. Já a umidade, deve cair a 15%.

“A previsão não é muito diferente do registrado no final de semana. Vamos continuar com esse sol e poucas nuvens”, comenta o meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo. Segundo ele, a temperatura mínima registrada no DF nesta manhã foi 17ºC, em Águas Emendadas, Planaltina. O registro mais alto de umidade foi 50%, na mesma localidade.

Ao longo da semana, a previsão do Inmet é que o calor seja ainda mais intenso, podendo passar dos 36ºC. Nesse domingo (4/10), os 36,7ºC representaram o terceiro maior registro de calor em 2020.

Conforme o meteorologista, o tempo quente e seco na capital pode ser amenizado a partir do próximo sábado (10/10), data em que o Inmet prevê 50% de chance de chuva no DF. “Pode chegar a 40%, 50% de chance”, diz Melo.

7 imagens
Já são 71 dias sem chuva no DF
Calor
1 de 7

O aviso meteorológico iniciou-se às 12h e termina às 19h desta segunda

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 7

Hugo Barreto/Metropoles
3 de 7

Já são 71 dias sem chuva no DF

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 7

Calor

Hugo Barreto/Metropoles
5 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
Queimadas

A baixa umidade e o calor contribuíram para os incêndios florestais em Brasília. Nesse final de semana, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu 175 chamados para combate a fogo em vegetação, somando uma área queimada de 697 hectares.

No sábado (3/10), foram 90 chamados e uma área de 208 hectares atingida pelas chamas – a maior foi em Ceilândia: 77 hectares. Já no domingo (4/10), a corporação registrou 85 ocorrências de incêndio florestal, que resultaram em 489 hectares de área queimada – a maior foi em Brazlândia: 291 hectares.

Desde o início deste ano, o Corpo de Bombeiros do DF somou 7.002 ocorrências desta natureza. As queimadas resultaram em 20.680 hectares de terra atingida pelo fogo. Por conta disso, o CBMDF faz um apelo à população para “não queime lixo, nem restos de podas”. “Não façam fogueiras em área de vegetação, apaguem adequadamente os cigarros e não os lancem pela janela do carro (usem a lixeira)”, acrescenta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?