Compartilhar notícia
A semana começa com muita secura. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deve variar entre 25% e 75% nesta segunda-feira (26/08/2019). Na quarta-feira (21/08/2019), o instituto e a Defesa Civil decretaram estado de alerta na capital do país.
Nesta segunda, a temperatura deve ficar entre de 15ºC e máxima de 29ºC. Segundo o meteorologista Manoel Rangel, o dia terá a presença de uma névoa seca, ou seja, de uma massa de ar misturada com poeira, fumaça e outros poluentes.
Assim como a neblina, a névoa seca é formada quando há a condensação de vapor d’água. É um evento comum no Brasil durante o outono, quando a chuva fica escassa em grande parte do país. A fumaça das queimadas deixa o ar mais denso e incômodo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é acima dos 60%. Com percentuais mais baixos, a população deve se hidratar bastante para amenizar os efeitos da estiagem. Outro problema é o ambiental: nesta época do ano, aumenta a ocorrência de incêndios.
Fique atento!
Entre 21% e 30% (estado de atenção)
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.
Entre 12% e 20% (estado de alerta)
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.
Abaixo de 12% (estado de emergência)
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc;
- Durante as tardes, manter os ambientes internos úmidos, principalmente quartos de crianças, hospitais, etc.