Compartilhar notícia
A previsão para esta quarta-feira (02/10/2019) é de céu aberto pela manhã e parcialmente nublado no decorrer do dia. Com uma mínima de 16ºC e máxima de 35ºC, a umidade relativa do ar vai variar entre 80% e 20%. Porém, sem possibilidade de chuva.
“Choveu nos últimos dias, mas foi muito pouco. Algo em torno de 3 a 4 milímetros (mm). A chuva deslocou para o oeste do Brasil, no Mato Grosso, indo em direção ao Sul. A umidade presente até o último fim de semana diminuiu e dificultou a formação de nuvens e consequentemente de novas precipitações”, explica o meteorologista Olívio Bahia.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva só deve vir com mais força a partir da segunda quinzena deste mês de outubro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é acima dos 60%. Com percentuais mais baixos, a população deve se hidratar bastante para amenizar os efeitos da estiagem. Outro problema é o ambiental: nesta época do ano, aumenta a ocorrência de incêndios.
Fique atento!
Entre 21% e 30% (estado de atenção)
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.
Entre 12% e 20% (estado de alerta)
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.
Abaixo de 12% (estado de emergência)
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc;
- Durante as tardes, manter os ambientes internos úmidos, principalmente quartos de crianças, hospitais, etc.