Seca no DF: umidade baixa e fica entre 35% e 30% nesta semana
De acordo com a OMS, abaixo do índice de 30%, a Defesa Civil pode decretar estado de atenção
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal deve começar a registrar índices de umidade relativa do ar ainda mais baixos a partir desta semana. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (26/5), o percentual deve ficar em torno de 30%.
De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a tendência é que a umidade continue diminuindo. É neste período que se inicia a seca na capital da República.
A previsão para esta quarta é de poucas nuvens e predominio de sol. A mínima registrada foi de 15ºC. A máxima pode chegar aos 31ºC.
“Mesmo não estando com a umidade nos níveis de alerta, de qualquer forma, são vários dias com umidade nesse patamar. O ar vai ficando seca e podemos reconhecer isso com a narina e a pele que começam a ressecar. Alertamos que a população deve se hidratar bem”, disse o meteorologista.
Ainda segundo Bahia, nesta época do ano, as chances de chuva são baixas. “Não tem nuvem a radiação fica intensa e chega em maior quantidade. Há focos de calor bem elevados com risco de incêndio crítico. Chove muito pouco nesta época. Há no máximo uma névoa no início dos dias”, acrescentou.
Atenção
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera estado de atenção os números abaixo dos 30% e a Defesa Civil pode decretar estado de alerta no DF. Normalmente, a umidade fica nesse nível entre 12h e 16h. A máxima da umidade ficará entre 90% e 95% também nos próximos dias.
As principais recomendações da Defesa Civil são evitar a prática de atividades ao ar livre no período das 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, não tomar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, descartar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar. Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados.