Racionamento de água em Planaltina e em Sobradinho vai até 21 de outubro
Segundo agências reguladoras, restrições no uso tem o objetivo de manter o abastecimento de produtores rurais, que só podem irrigar as plantações por três horas a cada dia
atualizado
Compartilhar notícia
O racionamento do uso de água na Bacia do Pipiripau, que abastece as regiões de Planaltina e de Sobradinho, deve continuar até a próxima quinta-feira (21/10). Desde 23 de setembro, o uso do recurso hídrico na bacia está restrito por três horas, a cada dia.
Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Agência Nacional de Águas (ANA), a ação foi tomada para garantir o abastecimento a produtores rurais de Planaltina e de Sobradinho durante a seca, já que a irrigação é a principal responsável pelo consumo de água nas regiões.
Seca
De acordo com a agência do DF, há cinco anos, uma comissão analisa o nível de água na bacia no período de estiagem. Devido às condições climáticas desta época do ano, é comum haver restrição. Neste ano, a medida começou depois de terem sido detectadas quantidades de vazão consideradas críticas em dois dos cinco pontos de monitoramento do reservatório.
O coordenador de Fiscalização da Adasa, Hudson Rocha de Oliveira, afirma que o racionamento pode ser prorrogado caso os pontos medidos apresentem resultados que requeiram atenção. Sete servidores da Adasa trabalham na fiscalização da bacia, e quatro estações fixas aferem o abastecimento todos os meses. Para o controle da água, a agência mantém parceria com a ANA.
Previsão de chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia não prevê chuva para o Distrito Federal até pelo menos o fim de outubro. Até lá, a umidade relativa do ar deverá ficar entre 15% (por volta das 15 horas) e 50% (em torno das 6 horas). Segundo o instituto, as primeiras chuvas poderão chegar fortes, eventualmente, com granizo.
Bacia do Pipiripau
A maior parte da bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau está localizada no Distrito Federal (90,3%). O restante está em Goiás. A reserva tem 235 quilômetros quadrados de área total e é responsável por abastecer Planaltina e Sobradinho.
Com informações da Agência Brasília