Temperatura deste feriado foi a mais alta do ano no Plano Piloto
Os 33,1ºC de hoje passam os 32,5ºC anotados na região terça (10). Mas marcação não supera os 34,1ºC de Planaltina — recorde no DF
atualizado
Compartilhar notícia
As altas temperaturas neste feriado do Dia das Crianças no Distrito Federal confirmaram as expectativas. Prova disso é o recorde registrado no Plano Piloto nesta quinta-feira (12/10), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 33,1ºC. A máxima, anotada por volta das 15h na estação do Sudoeste, superou os 32,5ºC assinalados na última terça (10), também na área central de Brasília. A umidade relativa do ar, por sua vez, ficou em 12%.
“Neste período de transição do tempo seco para o chuvoso, as temperaturas são elevadas. Há massa de ar seco e quente e falta de chuva, além de bloqueio de nuvens e baixa umidade”, explica. A estação de Águas Emendadas anotou 34ºC nesta quinta, enquanto a de Brazlândia registrou 33,7ºC.Apesar da marca no Plano, as temperaturas não ultrapassaram o recorde do DF em 2017: na terça (10), a estação de Águas Emendadas, em Planaltina, registrou 34,1ºC, com umidade de 17%. De acordo com o meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho, não há prognóstico de chuva até o próximo dia 18. Ele também prevê calor e baixa umidade até o fim da semana que vem.
Por causa da baixa umidade do ar, o Inmet voltou a emitir, na segunda-feira (9), alerta sobre os riscos na capital federal. No dia seguinte, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil do DF decretou estado de atenção.
Procissão
O calor atormenta milhares de pessoas na festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília. Na Esplanada dos Ministérios a programação começou às 8h, com animação para a missa das crianças e coroação da santa, e se estenderá até a noite.
Confira dicas e cuidados com o corpo neste período de seca:
Entre 21% e 30% (estado de atenção)
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h
– Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água
– Consumir água à vontade
Entre 12% e 20% (estado de alerta)
– Observar as recomendações do estado de atenção
– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h
– Evitar aglomerações em ambientes fechados
– Usar soro fisiológico nos olhos e narinas
Abaixo de 12% (estado de emergência)
– Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta
– Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.
– Durante as tardes, manter os ambientes internos úmidos, principalmente quarto de crianças e hospitais