Mesmo com a volta da chuva, níveis dos reservatórios estão baixos
Barragem do Descoberto atingiu 6,9% do total e o reservatório de Santa Maria registrou 22,9%, neste domingo (29/10)
atualizado
Compartilhar notícia
As chuvas tão aguardadas pelos brasilienses chegaram à capital federal. Ainda assim, o nível da Barragem do Descoberto continua a cair, agravando ainda mais a crise hídrica. O volume útil do reservatório atingiu, no domingo (29/10), 6,9% da capacidade total. Quando a medida chegar a 5%, existe a possibilidade de a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) utilizar o volume morto da bacia ou ampliar o racionamento para dois dias seguidos.
O nível da Barragem de Santa Maria também reduz diariamente, e está em 22,9%. O reservatório nunca chegou a uma marca tão baixa desde a sua construção.
No sábado (28/10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou o mapa da chuva no DF, que abrange o total de precipitações no período entre a última sexta-feira (27/10) e 3 de novembro. A expectativa, segundo o levantamento, é de que até a próxima sexta-feira chova, em média, 77 milímetros (mm), na Bacia de Santa Maria, e 75mm na do Descoberto.Segundo o Inmet, a média do mês de outubro ficou em 166mm, mas, até o momento, choveu apenas 22,5mm. Para novembro, a previsão é de 231,1mm.
Nesta segunda-feira (30/10), a previsão é de tempo nublado com chuvas em pontos isolados. A temperatura mínima registrada foi de 18ºC e a máxima deve ficar em 28ºC. A umidade relativa do ar pode variar entre 90% e 45% ao longo do dia.