Inmet emite alerta de baixa umidade no Distrito Federal
Medida é adotada quando a umidade fica inferior a 30%. Volume de chuvas está abaixo do esperado
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial na região do Distrito Federal, relacionado à baixa umidade. No site do instituto, o aviso publicado indica leve risco à saúde, e umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.
Os brasilienses estão sendo castigados pelas altas temperaturas desde o começo do mês. O calor deve continuar pelo menos até o fim de semana e, por enquanto, não existe previsão de chuva para o DF.
Segundo o Inmet, há previsão de precipitações somente a partir da segunda quinzena de março. “Uma frente fria que atingirá a região sudeste e o deslocamento da umidade da área norte do país podem mudar o clima na região”, informou o órgão.Em plena crise hídrica, a notícia de que as chuvas vão ficar cada vez mais escassas preocupa. O volume pluviométrico para o mês de janeiro de 2017 foi de 145,7 milímetros. Se comparada com a média histórica, essa quantidade é bem maior: 247,4 milímetros.
Já em fevereiro, o volume total foi de 258,8 mm, pouco acima da média, de 217,5 mm. Em relação a março, até o momento, choveu apenas 23,6 mm. Historicamente, o volume total para o mês é de 180,6 milímetros.