Inmet diz que janeiro choveu apenas metade do esperado para o mês
A situação preocupa o GDF, que está acompanhando os índices pluviométricos para tomar decisões relacionadas à crise hídrica
atualizado
Compartilhar notícia
Se depender de São Pedro, a crise hídrica vai ficar ainda mais severa para os brasilienses. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou nesta quarta-feira (25/1) a representantes do GDF, que estão monitorando os índices pluviométricos, que em janeiro choveu 125 milímetros, apenas metade do esperado para o primeiro mês do ano.
“A tendência da previsão climática para os próximos três meses indica cenário de chuva dentro do normal ou acima do esperado, algo em torno de 450 milímetros”, explicou o diretor do Inmet, Francisco de Assis Diniz.
Às 13h30 desta quarta, o volume da Barragem do Rio Descoberto, que abastece 65% da população da capital, ficou em 21,99%, e do reservatório de Santa Maria, em 40,78%. Desde o dia 16, as regiões atendidas pelo Descoberto passam por rodízio no fornecimento de água.“O objetivo é continuar o acompanhamento mais de perto da previsão de chuva para o DF, particularmente sobre a região dos reservatórios, para subsidiar decisões do governo”, reforçou o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, que esteve no Inmet. (Com informações da Agência Brasília)