metropoles.com

Incêndio no Parque Nacional de Brasília está controlado, diz ICMBio

O fogo começou na terça-feira (29) na região da Chapada Imperial, a área queimada equivale à 10,8% do parque que possui 30 mil hectares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
_FL_2846
1 de 1 _FL_2846 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou nesta segunda-feira (4/9) que o incêndio no Parque Nacional de Brasília foi controlado nesse domingo (3). O fogo começou na terça-feira (29) na região da Chapada Imperial.

A coordenação de Emergências Ambientais (Coem) do ICMBio informou que ainda estão presentes equipes de brigadistas do ICMBio e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), militares do Corpo de Bombeiros e voluntários continuam no local fazendo ronda, para garantir que os incêndios não recomecem. A seca severa, ventos fortes e temperatura elevada podem provocar a reignição do fogo, causando novos incêndios.

A área queimada equivale à 10,8% do parque, que tem cerca de 30 mil hectares e abrange áreas das regiões administrativas de Brasília, Sobradinho e Brazlândia. As causas dos incêndios ainda não foram identificadas. O ICMBio continua investigando para evitar um novo foco de incêndio.

O instituto recomenda que os moradores e donos de chácaras da região do entorno do parque não queimem lixo ou resto de folhas e matos. De acordo com o ICMBio, enquanto as atuais condições da seca se mantiverem, o risco de novos incêndios é alto. O Distrito Federal está há mais de 100 dias sem chuva e com baixa umidade do ar.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?