metropoles.com

Crise hídrica: GDF decreta situação de emergência por mais 180 dias

Medida foi tomada mesmo com a chegada das chuvas, que aumentaram em 0,8 ponto percentual o nível do Descoberto, principal reservatório do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
Barragem-descoberto-março-do-ano-passado
1 de 1 Barragem-descoberto-março-do-ano-passado - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) decretou situação de emergência e determinou restrições para o uso de água na capital pelo período de 180 dias, tendo em vista a redução do volume de água nos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria.

Com a medida, ele atribui à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) a responsabilidade de definir restrições para o uso de água potável da rede pública, para utilização domiciliar, comercial, industrial e lazer, enquanto permanecer a situação de emergência.

O decreto também determina que a Adasa restrinja a captação de água na bacia do Descoberto — responsável por 60% do abastecimento do DF — para qualquer atividade que não seja abastecimento para consumo humano, nas unidades hidrográficas.

A primeira vez em que o governador decretou situação de emergência do tipo foi em 25 de janeiro deste ano. A medida foi prorrogada por 120 dias, mas venceu no último dia 18.

Veja a publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (24/11):

Divulgação/DODF

 

Reservatórios
O estado de emergência foi decretado mesmo com o retorno da temporada chuvosa. Após as fortes chuvas que caíram na capital em novembro, o nível do reservatório do Descoberto subiu 0,8 ponto percentual entre sábado (25) e domingo (26) e atingiu o volume de 6,4%. No sistema Santa Maria/Torto, a capacidade também subiu de 21,6% para 21,9%.

A expectativa da Curva de Acompanhamento estipulada pela Adasa era que o Descoberto fechasse novembro com 12% do volume total.

Diante da situação crítica de escassez hídrica no reservatório do Descoberto, a Caesb foi autorizada a ampliar o racionamento para até 48 horas em toda a capital. A medida ainda não foi implementada pelo GDF, mas não está descartada.

Segundo o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, não será preciso aumentar a quantidade de dias de racionamento enquanto o volume útil do Descoberto não chegar ao nível zero.

Expectativa
As chuvas de novembro trouxeram uma boa notícia para os moradores da capital federal que sofrem com o racionamento desde janeiro deste ano. Nesta segunda-feira (27/11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que choveu 255 milímetros (mm) até o momento. A quantidade superou a média prevista para todo o mês de 231,1 mm.

Ainda de acordo com o órgão, até a próxima quinta (30), a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

“Em novembro, antes mesmo de acabar o mês, já superamos a média. Isso é muito bom. O indicativo é de que as chuvas fortes continuem até o fim de dezembro”, afirmou o meteorologista Luiz Cavalcanti.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?