Crise hídrica: GDF decreta situação de emergência por mais 180 dias
Medida foi tomada mesmo com a chegada das chuvas, que aumentaram em 0,8 ponto percentual o nível do Descoberto, principal reservatório do DF
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) decretou situação de emergência e determinou restrições para o uso de água na capital pelo período de 180 dias, tendo em vista a redução do volume de água nos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria.
Com a medida, ele atribui à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) a responsabilidade de definir restrições para o uso de água potável da rede pública, para utilização domiciliar, comercial, industrial e lazer, enquanto permanecer a situação de emergência.
A primeira vez em que o governador decretou situação de emergência do tipo foi em 25 de janeiro deste ano. A medida foi prorrogada por 120 dias, mas venceu no último dia 18.
Veja a publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (24/11):
Reservatórios
O estado de emergência foi decretado mesmo com o retorno da temporada chuvosa. Após as fortes chuvas que caíram na capital em novembro, o nível do reservatório do Descoberto subiu 0,8 ponto percentual entre sábado (25) e domingo (26) e atingiu o volume de 6,4%. No sistema Santa Maria/Torto, a capacidade também subiu de 21,6% para 21,9%.
A expectativa da Curva de Acompanhamento estipulada pela Adasa era que o Descoberto fechasse novembro com 12% do volume total.
Diante da situação crítica de escassez hídrica no reservatório do Descoberto, a Caesb foi autorizada a ampliar o racionamento para até 48 horas em toda a capital. A medida ainda não foi implementada pelo GDF, mas não está descartada.
Segundo o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, não será preciso aumentar a quantidade de dias de racionamento enquanto o volume útil do Descoberto não chegar ao nível zero.
Expectativa
As chuvas de novembro trouxeram uma boa notícia para os moradores da capital federal que sofrem com o racionamento desde janeiro deste ano. Nesta segunda-feira (27/11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que choveu 255 milímetros (mm) até o momento. A quantidade superou a média prevista para todo o mês de 231,1 mm.
Ainda de acordo com o órgão, até a próxima quinta (30), a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.
“Em novembro, antes mesmo de acabar o mês, já superamos a média. Isso é muito bom. O indicativo é de que as chuvas fortes continuem até o fim de dezembro”, afirmou o meteorologista Luiz Cavalcanti.