Que calor é esse? Inmet prevê 37ºC e 10% de umidade para esta quinta
Caso confirmada a previsão do Inmet, este será o quarto maior registro de calor em 2020. O terceiro, no último domingo, foi de 36,7ºC
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal pode bater o quarto recorde de temperatura mais alta do ano nesta quinta-feira (8/10). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que os termômetros da capital registrem 37ºC nesta tarde.
O terceiro maior registro de calor no DF em 2020 ocorreu no último domingo (4/10), quando a temperatura chegou a 36,7ºC. Além do calor, a umidade relativa do ar pode cair a 10% nesta quinta.
Segundo o meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo, a temperatura deve começar a baixar a partir desta sexta-feira (9/10). No entanto, isso não significa que o calor dará trégua. “Amanhã continua quente, deve ficar em torno de 36ºC”, pontuou.
Apesar das altas temperaturas, o brasiliense poderá ter ao menos um alívio quanto à seca com a chegada das chuvas. De acordo com Mamedes, há 40% de chance de precipitações sobre a capital no sábado (10/9).
Recomendações
As principais recomendações da Defesa Civil para o período são para que a população evite a prática de atividades ao ar livre das 10h às 17h, aumente a ingestão de líquidos, não tome banhos prolongados com água quente e muito sabonete, descarte o uso excessivo de ar-condicionado e use protetor solar.
Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados.
A população também deve intensificar o isolamento social e a utilização de máscara de proteção facial contra a Covid-19. Esse é mais um motivo para as pessoas só saírem de casa se houver realmente necessidade, uma vez que a seca combinada ao uso da máscara pode dificultar bastante a respiração.
Fique atento à umidade relativa do ar!
Entre 21% e 30% (estado de atenção)
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.
Entre 12% e 20% (estado de alerta)
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.
Abaixo de 12% (estado de emergência)
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
- Durante as tardes, manter os ambientes internos úmidos, principalmente quartos de crianças, hospitais, etc.