Com granizo, chuva causa transtorno no fim da tarde desta terça (23/8)
Falta de luz atingiu parte do DF e picos de energia deixaram semáforos intermitentes em diversas vias, complicando o trânsito
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos dias, ventos fortes e céu nublado davam pistas de que em breve a chuva voltaria a Brasília. Nesta terça-feira (23/8), ela finalmente veio. Diversos pontos do DF registram precipitação durante a tarde, incluindo queda de granizo em pontos isolados. Mas também houve transtornos, como na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), onde ocorreu falta de luz e os semáforos pararam de funcionar, o que prejudicou o trânsito.
Na L2 Sul, um pico de energia também deixou os semáforos entre as quadras 601 e 605 intermitentes, causando congestionamento. O Departamento de Trânsito sugere que os motoristas sigam pelo eixinho ou pela L4 para evitar o tumulto.A chuva também causou falta de luz em diversos locais, como parte do Lago Sul, incluindo no Pontão, no Setor de Embaixadas, na QI 2, na QI 5 e áreas do Setor de Mansões Dom Bosco e do Setor de Chácaras.
Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo mais úmido deve seguir nos próximos dias. “A chuva deve continuar na noite desta terça (23) e voltar na tarde de quarta (24)”, analisa.
Por conta da chuva, a umidade relativa do ar passa a ter índices mais elevados, ficando entre 39% 90%. A mudança climática também ajudou a refrescar a capital. Os dias mais quentes, que alcançavam os 30º facilmente na semana passada, não devem passar de 28º nos próximos dias.
O período de seca de 2016 durou mais de 85 dias e chegou a colocar o DF em estado de alerta no início de agosto.