metropoles.com

Após recorde histórico no DF, Inmet alerta para semana quente e seca

Segundo informações do órgão, para os próximos dias, o céu deve permanecer claro, com poucas nuvens, névoa seca e ventos fracos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Calor
1 de 1 Calor - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O calor infernal dos últimos dias não tem data para acabar. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos próximos dias, o céu deve permanecer claro com poucas nuvens, névoa seca e ventos fracos com temperaturas variando entre 21ºC e 35°C. A umidade relativa do ar ficará entre 50% e 15%.

Em estado de emergência decretado pela Defesa Civil, a capital registrou no domingo (15/10) o recorde histórico de temperatura: 37,3ºC. Antes, o maior índice havia sido anotado em outubro de 2015, de 36,4ºC.

De acordo com o meteorologista do órgão Mamedes Luiz Melo, as chuvas só devem voltar à cidade a partir do dia 21 de outubro. Até lá, a previsão é de dias bastante ensolarados. “O que está acontecendo nos últimos dias é o que chamamos de veranico, que ocorreu durante um grande período de estiagem acompanhado por calor intenso”, explicou.

Por causa da seca, a Defesa Civil declarou estado de emergência na sexta-feira (13). A orientação é que a população suspenda a prática de atividades físicas e trabalho ao ar livre entre 10h e 17h, aumente a ingestão de líquidos, evite banhos demorados com água quente e muito sabonete, use protetor solar em abundância e umidifique o ambiente com aparelhos e toalhas molhadas.

Reservatórios
A seca castiga a população e tem reflexo direto no nível dos reservatórios, que registraram novo recorde negativo neste domingo (15). O do Descoberto ficou com 12,1% da capacidade, enquanto o de Santa Maria registrou 26,3%. Os dados são da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?