Agosto se despede marcado pelas chuvas após três anos sem registros
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 20,9 milímetros nos 31 dias, quantidade considerada normal para um mês chuvoso
atualizado
Compartilhar notícia
Agosto marcou 2016 como um mês chuvoso. Diferentemente do que os brasilienses estão acostumados, a seca deu lugar a chuvas isoladas e em grande volume. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 20,9 milímetros de chuvas até hoje, quantidade considerada normal para o período de precipitações.
De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, nos últimos três anos não houve registro de chuvas em agosto devido à massa de ar seco, característica da época de estiagem, que inibiu a formação de nuvens. Neste ano, entretanto, a massa se deslocou para o Nordeste, provocando chuva.
No dia 23/8, por exemplo, tempestades de granizo e ventos fortes foram registradas em vários pontos do DF, com alagamentos, queda de energia e de árvores. “Geralmente, o período chuvoso no Distrito Federal começa a partir da segunda quinzena de setembro”, lembrou o especialista. As chuvas devem seguir até sexta-feira. A umidade segue variando entre 25% a 65%.“Geralmente, o período chuvoso no Distrito Federal começa a partir da segunda quinzena de setembro”, lembrou o especialista. As chuvas devem seguir até sexta-feira (2/9). A umidade segue variando entre 25% a 65%. O período de seca de 2016 durou mais de 85 dias e chegou a colocar o DF em estado de alerta no início de agosto.