34ºC à vista! DF pode ter dia mais quente do ano nesta sexta, segundo Inmet
De acordo com o instituto, umidade relativa do ar pode chegar a 15% nesta tarde. Apesar disso, há chances de chuva para a noite deste sábado
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal pode ter o dia mais quente do ano nesta sexta-feira (18/9). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem bater 34ºC durante a tarde. Neste final de semana, o calor tem chance de subir ainda mais, com possibilidade de 35ºC.
Nesta manhã, de acordo com o Inmet, a temperatura mínima no DF foi de 13ºC. A umidade relativa do ar chegou a 85%, mas deve cair a 15%, assim como ocorreu na quinta (17/9). No final de semana, a seca deve ser ainda mais intensa, com a umidade em torno de 10%.
Apesar de o DF já ter batido o recorde de estiagem do ano passado, o brasiliense pode ao menos comemorar a chegada da tão esperada chuva. Após 116 dias sem registros oficiais, deve chover em algumas regiões do DF na noite desse sábado (19/9).
“Deve ser algo pontual, mas não descartamos a chance de ser forte também, porque a primeira chuva pode vir acompanhada de trovoadas e ventos”, afirma o meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo.
Contudo, as primeiras precipitações não devem ser suficientes para aliviar de vez a seca. Para a situação melhorar, devem ser necessários mais alguns dias de chuva.
Recomendações
Em função da baixa umidade, o Inmet e a Defesa Civil emitiram alerta laranja para risco potencial causado pela seca. Enquanto o calor e a baixa umidade não dão trégua ao brasiliense, alguns cuidados são essenciais.
As principais recomendações da Defesa Civil durante a época de seca são evitar a prática de atividades ao ar livre no período das 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, não tomar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, descartar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar. Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados.