Cliente de banco alega ter perdido R$ 60 mil por falha de segurança
Segundo o empresário, golpe ocorreu depois que o celular do gerente da agência foi clonado, mas Santander afirma que transações são válidas
atualizado
Compartilhar notícia
Nélio de Jesus, 28 anos, é proprietário de uma empresa de publicidade. Na última quarta-feira (21/11), ao tentar acessar a conta empresarial, do banco Santander, percebeu que a senha estava bloqueada. Quando compareceu à agência para resolver o problema, descobriu que R$ 60 mil haviam sido transferidos para contas desconhecidas.
“A agência não soube informar para quem a transferência foi destinada e disse que não tem como nos ressarcir. Nós [a empresa] não digitamos nada, não fizemos nada externo. O estelionatários tiveram acesso à nossa conta”, relata.
Segundo o empresário, o gerente o comunicou que outras pessoas sofreram o mesmo golpe. O ocorrido, diz Nélio, foi consequência da clonagem dos números de celular de vários funcionários do banco.
“Acredito que os criminosos podem ter acesso ao login de administrador e às contas dos clientes. Podem bloquear as minhas senhas e cadastrar outras, autorizando outros celulares e computadores para movimentações. O banco nunca vai admitir uma falha de segurança dessas”, defende.
O outro lado
O Santander informou, por meio de nota, que as transações efetuadas são válidas. O banco alega que as transferências foram autenticadas previamente com a senha do cliente. “[A senha] é de uso exclusivo, pessoal e intransferível, não pode ser fornecida a qualquer outra pessoa, em nenhuma hipótese ou circunstância, sem qualquer exceção”, afirma a instituição financeira.