metropoles.com

Clemente: gabinete do governador e pastas do Buriti vão para o Centrad

Secretário de Fazenda afirmou que início da mudança deve ocorrer em abril. Consórcio responsável pelo complexo diz que “segue em tratativas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Galeria Centrad 1
1 de 1 Galeria Centrad 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) quer começar a ocupação do Centro Administrativo (Centrad) a partir de abril. Segundo o titular da Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), André Clemente, o Executivo aguarda apenas a assinatura do termo de remoção de danos com a administradora do complexo para a iniciar a transferência.

Fechada a minuta, serão acionados órgãos de controle, como o Tribunal de Contas local (TCDF) e, então, planejada a mudança. O núcleo de gestão do Executivo deverá ir para o Centrad, localizado entre Taguatinga e Ceilândia. Os gabinetes do governador e do vice-governador podem se mudar para o complexo, ao lado de outras pastas, como a Seplag, a Secretaria de Justiça e a Casa Civil.

“O modelo que estamos fazendo é o seguinte: vamos ocupar com o pagamento da entrada negociada. A partir daí, conversaremos com os bancos para negociar as dívidas pendentes”, disse Clemente.

Quando essas pastas se mudarem, o Anexo do Palácio do Buriti deve passar por reformas. “Estamos conversando com a Novacap para fazer essa licitação”, comentou o secretário. A intenção de fazer obras de recuperação no edifício, orçadas em R$ 13 milhões, foi noticiada pelo Metrópoles em fevereiro.

Ainda segundo o secretário, a apuração de valores exige cuidados, não é possível fazer com pressa. “É uma entrada negociada, o consórcio está trabalhando nisso e, em seguida, a gente faz a apuração dos valores, submete aos órgãos de controle e vai ajustando”, acrescentou.

Por meio de nota, a empresa responsável pela estrutura disse ao Metrópoles que “segue em tratativas no intuito de facilitar e viabilizar a ocupação do Centro Administrativo e reitera que qualquer solução financeira ou relativa à ocupação do empreendimento deverá ser definida com a participação da concessionária, do GDF e dos bancos”.

A empresa disse ainda que “reforça a intenção e disponibilidade em encontrar, conjuntamente, a melhor solução para esta parceria público-privada”.

INSS
As declarações de Clemente foram dadas em agenda do governador, Ibaneis Rocha (MDB), pela manhã, em visita à estação do Metrô da 108 Sul.

Na ocasião, o chefe do Executivo disse que pretende inaugurar uma Central de Perícias do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) na estação da 108 Sul. Segundo o governador, a expectativa é que o serviço esteja disponível para a população nos próximos 20 dias.

O serviço de perícia é necessário para o pagamento de seguros, a revalidação de atendimentos e a atualização de cadastro de benefícios. A central será construída a partir de uma parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania com o INSS.

Ibaneis pretende explorar áreas não utilizadas do Metrô para ampliar a oferta de serviços no DF. Neste mês, por exemplo, o governo promete instalar uma Central de Atendimento à Mulher na estação da 102 Sul. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?