Clemente: gabinete do governador e pastas do Buriti vão para o Centrad
Secretário de Fazenda afirmou que início da mudança deve ocorrer em abril. Consórcio responsável pelo complexo diz que “segue em tratativas”
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) quer começar a ocupação do Centro Administrativo (Centrad) a partir de abril. Segundo o titular da Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), André Clemente, o Executivo aguarda apenas a assinatura do termo de remoção de danos com a administradora do complexo para a iniciar a transferência.
Fechada a minuta, serão acionados órgãos de controle, como o Tribunal de Contas local (TCDF) e, então, planejada a mudança. O núcleo de gestão do Executivo deverá ir para o Centrad, localizado entre Taguatinga e Ceilândia. Os gabinetes do governador e do vice-governador podem se mudar para o complexo, ao lado de outras pastas, como a Seplag, a Secretaria de Justiça e a Casa Civil.
“O modelo que estamos fazendo é o seguinte: vamos ocupar com o pagamento da entrada negociada. A partir daí, conversaremos com os bancos para negociar as dívidas pendentes”, disse Clemente.
Quando essas pastas se mudarem, o Anexo do Palácio do Buriti deve passar por reformas. “Estamos conversando com a Novacap para fazer essa licitação”, comentou o secretário. A intenção de fazer obras de recuperação no edifício, orçadas em R$ 13 milhões, foi noticiada pelo Metrópoles em fevereiro.
Ainda segundo o secretário, a apuração de valores exige cuidados, não é possível fazer com pressa. “É uma entrada negociada, o consórcio está trabalhando nisso e, em seguida, a gente faz a apuração dos valores, submete aos órgãos de controle e vai ajustando”, acrescentou.
Por meio de nota, a empresa responsável pela estrutura disse ao Metrópoles que “segue em tratativas no intuito de facilitar e viabilizar a ocupação do Centro Administrativo e reitera que qualquer solução financeira ou relativa à ocupação do empreendimento deverá ser definida com a participação da concessionária, do GDF e dos bancos”.
A empresa disse ainda que “reforça a intenção e disponibilidade em encontrar, conjuntamente, a melhor solução para esta parceria público-privada”.
INSS
As declarações de Clemente foram dadas em agenda do governador, Ibaneis Rocha (MDB), pela manhã, em visita à estação do Metrô da 108 Sul.
Na ocasião, o chefe do Executivo disse que pretende inaugurar uma Central de Perícias do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) na estação da 108 Sul. Segundo o governador, a expectativa é que o serviço esteja disponível para a população nos próximos 20 dias.
O serviço de perícia é necessário para o pagamento de seguros, a revalidação de atendimentos e a atualização de cadastro de benefícios. A central será construída a partir de uma parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania com o INSS.
Ibaneis pretende explorar áreas não utilizadas do Metrô para ampliar a oferta de serviços no DF. Neste mês, por exemplo, o governo promete instalar uma Central de Atendimento à Mulher na estação da 102 Sul. (Com informações da Agência Brasília)