metropoles.com

CLDF vota, terça-feira, criação da RA do Sol Nascente e Pôr do Sol

Se aprovada, a nova região administrativa será a 32ª do Distrito Federal e a primeira criada na gestão de Ibaneis Rocha (MDB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
Infraestrutura precária e problemas no Sol nascente.. Brasília(DF), 28/08/2018
1 de 1 Infraestrutura precária e problemas no Sol nascente.. Brasília(DF), 28/08/2018 - Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES

O Distrito Federal está a um passo de consolidar a sua 32ª região administrativa (RA). Na próxima terça-feira (13/08/2019), os deputados distritais vão votar o projeto de lei que cria a RA do Sol Nascente e do Pôr do Sol. Se aprovado, as cidades saem da tutela de Ceilândia para terem autonomia.

A mudança é uma promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha (MDB) e tem aceitação dos parlamentares. As informações são de que há acordo para a alteração.

A sessão ocorrerá durante o Câmara Mais Perto de Você, programa da CLDF que realiza sessões legislativas itinerantes. “A criação da região administrativa está bem encaminhada. O acordo é para que seja votado na terça-feira (13/08/2019). Na quarta (14/08/2019), o governo fará uma força-tarefa a fim de sancionar o projeto”, afirmou o chefe executivo de Assuntos Parlamentares do GDF, Bispo Renato Andrade.

O projeto de lei, que está em tramitação na Casa desde abril de 2019, teve aprovação da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) e das demais. O último passo para a criação é a chancela do plenário.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) chegou a questionar como se daria a criação de cargos na nova estrutura. O Palácio do Buriti esclareceu que os profissionais serão cedidos pela própria regional de Ceilândia, atualmente responsável pelos dois setores.

Arniqueiras

Ainda nesta semana, deve chegar à CLDF a proposta que prevê a criação da 33ª região administrativa do DF, a de Arniqueiras. A mudança foi aprovada na reunião extraordinária do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), na última quinta-feira (08/08/2019), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

O projeto recebeu 20 votos favoráveis (17 dos presentes) e cinco posicionamentos contrários. Não houve abstenção.

Com a separação em relação a Águas Claras, a RA de Arniqueira passará a abranger o Areal, a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Águas Claras e as QSs 6, 8, 9, 10, 11 e parte da QS 7. Ao todo, são 1.335,84 hectares de área. A população estimada é de 46 mil habitantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?