metropoles.com

CLDF tem 10x mais pedidos de homenagens a policiais do que professores

Deputados distritais da CLDF pedem 10 vezes mais moções de louvor a policiais do que professores. PMs são os mais homenageados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
PMs - Metrópoles
1 de 1 PMs - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) reconhece personalidades importantes para Brasília entregando moções de louvor. Mas uma análise dos pedidos de homenagens protocolados neste ano mostra que os deputados distritais buscam agradar categorias específicas com esses títulos. Policiais, por exemplo, têm 10 vezes mais pedidos de moções de louvor do que professores no DF.

Em 2024, a CLDF recebeu 20 pedidos de moção para “reconhecer votos de louvor” de policiais, que precisam passar por aprovação da Casa. Desses, 16 eram militares, como um PM que teve a “brilhante atuação em ocorrência que impediu furto de uma motocicleta em Santa Maria”, como descreve o pedido do deputado Roosevelt (PL). Alguns pedidos são apresentados em um único texto, mas com louvores a mais de um personagem.

Hermeto (MDB), por exemplo, que é PM da reserva, apresentou moção para reconhecer o “comprometimento, profissionalismo e dedicação” de quatro policiais militares que “prenderam em flagrante um homem por tráfico de substância entorpecente”. “Esses militares, em ato de bravura, se mostram como verdadeiros heróis na condução da ocorrência”, aponta Hermeto. Na ocorrência, os PMs abordaram um carro suspeito e encontraram cocaína atrás do som do veículo.

O emedebista também apresentou, nesta terça-feira (5/3), uma moção de louvor para 13 policiais militares que teriam atuado em uma ocorrência de perseguição a dois suspeitos de assaltarem um carro, armados, no Setor Santa Luzia, da Cidade Estrutural. A dupla foi presa, mas nenhuma arma foi encontrada. “Venho enaltecer a ação imediata e brilhante destes policiais que representam uma corporação de policiais honrados”, justificou Hermeto, no texto.

Houve ainda dois pedidos de homenagens a policiais civis e outros dois a agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já fora da categoria da segurança pública, vem sendo mais difícil ser homenageado pelos deputados. Profissionais da educação têm apenas dois pedidos de louvor em 2024. Quem trabalha na saúde, sete.

Os educadores que conseguiram o feito de serem indicados a receber uma moção de louvor da CLDF foram o diretor da Regional de Ensino de Santa Maria, Claudiney Formiga Cabral, e o diretor da Escola Técnica de Santa Maria, Elijaime Nunes Leoncio, e a vice-diretora da mesma instituição, Deise Luciene Pereira. Ambos os requerimentos são da deputada Jaqueline Silva (MDB), que cita “comprometimento, dedicação e profissionalismo nos trabalhos prestados”.

Milionário e torcida organizada

A categoria de homenageados também conta com situações curiosas. O deputado Ricardo Vale (PT) quer louvar “o milionário brasileiro João Paulo Pacífico por pedir a taxação das grandes fortunas e distribuir a riqueza com os pobres”. Já Martins Machado (Republicanos) pede louvor aos presidentes da Torcida Organizada Dragões da Real, do São Paulo, “pelos excelentes serviços prestados à população do DF”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?