metropoles.com

CLDF suspende cobrança de professores de educação física em parques

No entendimento da Casa, a taxa é abusiva e o trabalho dos profissionais é vital durante a pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pessoas correndo
1 de 1 Pessoas correndo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Câmara Legislativa suspendeu a taxação de professores de educação física nas unidades de conservação administradas pelo do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

O Projeto de Decreto Legislativo n° 165 de 2021, proposto pelo vice-presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rodrigo Delmasso (Republicanos), sustou a cobrança.

Responsável pela gestão de 82 parques urbanos do Distrito Federal, o Ibram regulamentou a utilização e a conduta nos parques, como nos casos de Águas Claras, Olhos d’Água (Asa Norte) e da Península Sul (Lago Sul).

Segundo o artigo 5° da Instrução Normativa 16/2021 do Ibram, os professores de educação física passariam a ser taxados. Aprovado em turno único, o PDL vetou este trecho.

No entendimento de Delmasso, atualmente a população busca os parques como alternativas para cuidar da saúde durante a pandemia de Covid-19 e os educadores fazem o acompanhamento destas pessoas.

“A instrução normativa anterior do Ibram isentava da licença os profissionais que trabalhassem com até cinco alunos. E essa nova, não. Cobrou até para uma pessoa. E se ele levasse cinco pessoas em horários diferentes, teria de tirar cinco licenças. É uma inovação, que na minha avaliação, é um abuso do poder público”, comentou Delmasso.

Na avaliação de Delmasso, os educadores físicos exercem papel importante na luta contra a pandemia de Covid-19. “O idoso não pode levar enfermeiro para caminhar no parque? Esse mesmo idoso não pode levar o personal para praticar atividade física? Os parques são públicos. A manutenção é com dinheiro público”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?